Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus realiza ‘Dia de Motivação da Leitura’ na Semed

Prefeitura de Manaus realizou o Dia da Motivação da Leitura, com o tema “Ler é Legal, a qualquer hora!”, nesta quarta-feira, 11/8, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona sul. Essa iniciativa visa incentivar e valorizar as experiências da prática de leitura nas unidades de ensino municipais.

Em Manaus, o dia da leitura é recomendado pela Lei Municipal nº 2.168, de 22 de setembro de 2016, no qual dispõe sobre a criação do Dia da Motivação da Leitura nas escolas municipais.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, comentou sobre o fortalecimento da prática de leitura. “O ato de ler é libertador, porque traz consistência, conteúdo e, sobretudo, discernimento para se tomar decisões. Além do gosto pela leitura, os nossos alunos precisam também potencializar a capacidade de ler e interpretar, porque este é um dos objetivos da gestão do prefeito David Almeida. Portanto, convoco para que todos nós sejamos instrumentos de ação, para que os estudantes desenvolvam essas habilidades”, destacou. 

Conforme o subsecretário de educação, professor Carlos Guedelha, a escola tem a função de ser o ambiente que desempenha as ações de melhoria do conhecimento. 

“A escola tem o foco de formar escritor e leitor, além de cidadãos. Por outro lado, não existe cidadania plena sem o acesso ao mundo da leitura e da escrita, então quando a escola cria programas e projetos que caminham na direção de gerar condições para que o aluno tenha acesso aos livros, ela cumpre o seu papel, além de ser importante para o servidor que faz parte desse processo”, comentou.

O evento contou ainda com apresentações culturais para exaltar a cultura amazonense, além de exposição de artesanatos regionais. A aluna Letícia Siqueira Sobrinho, 11 anos, do 5º ano da Escola Professora Ignes de Vasconcellos Dias, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, considera a leitura uma atividade essencial. 

“Com a leitura, você consegue desenvolver melhor a fala e a escrita, porque pelos livros consigo viajar para outros lugares e meus livros preferidos são os que têm desenhos e histórias divertidas”.

Extensão


Como atividade de extensão deste dia de motivação à leitura, também houve, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona sul, a exposição literária dos livros que compõem o acervo da Biblioteca Professor Adailton José Carvalho da Silva (BPA), local que faz parte das dependências físicas da divisão.

Foram expostas obras de autores da literatura estrangeira, nacional e regional, além de romances, contos, crônicas e poemas. A professora Inez Alcântara, chefe da DDPM, comentou como essa iniciativa estimula a ação dos servidores da Semed.

“Sensibilizamos a questão de motivar a leitura, porque os livros abrem um leque de possibilidades para compreender o mundo, então essa exposição divulga as obras que estão expostas, além de também incentivar os servidores e professores para a importância do ato de ler”, frisou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Creche da Prefeitura de Manaus realiza sonho com projeto ‘Vila Sésamo’

Redação Am

Prefeitura de Manaus participa da 9ª Reunião Extraordinária do CNRPPS e da 73ª Reunião Extraordinária do Conaprev

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza reparo emergencial em drenagem na comunidade Riacho Doce

Redação Am