Cidade

Prefeitura de Manaus realiza Dia ‘D’ de Combate ao Diabetes em escola da zona Oeste

Em alusão à Semana Municipal de Prevenção ao Diabetes, a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 19/11, o Dia “D” de Combate ao Diabetes, na escola municipal Maria Madalena Corrêa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste. A ação teve o propósito de orientar e estimular o debate acerca da prevenção à doença, com foco em atividades e oficinas práticas com a participação de toda a comunidade escolar. 

Esta ação faz parte do programa “Minha Escola Saudável”, que desenvolve um trabalho multidisciplinar contínuo, buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico do diabetes e obesidade.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, enfatizou a preocupação da atual gestão em proporcionar uma alimentação saudável aos alunos.  

“Na gestão do prefeito David Almeida nós damos ênfase a esses programas, que vêm nos ajudar a fazer o combate a doenças, porque entendo que a saúde começa com a alimentação, por isso tenho bastante preocupação com a merenda escolar, porque precisamos ter crianças bem alimentadas e saudáveis. Este Dia ‘D’ é um trabalho desenvolvido em parceria com a Semsa, sendo muito importante para a prevenção do diabetes, ou seja, um trabalho que já vem sendo executado há meses”, frisou.

A doutora Ana Lúcia Raman, representante da Semsa, destacou que essa parceria entre as duas secretarias gerou um resultado bastante positivo para a rede municipal de ensino. 

“Semsa e Semed são parceiras, por isso, precisamos desenvolver nas crianças o entendimento sobre a importância da alimentação saudável e das  atividades físicas, para que se mantenham longe dos maus hábitos. Como o secretário Pauderney ressaltou, isso começa com a alimentação saudável, e a conscientização dos pais, professores e profissionais da saúde”, comentou.

A escola anfitriã desse evento atende a educação infantil dos 1º e 2° períodos, além do ensino fundamental do 1° ao 5° ano. A gestora da unidade de ensino, professora Débora Cunha, informou como essa ação é relevante para as ações da escola.

“É uma imensa satisfação ter esse projeto na escola, porque vem complementar com o currículo escolar, para conseguir, realmente, fazer com que as crianças melhorem seus hábitos alimentares”, pontuou.

Atividades 


Na ocasião, houve a realização de oficinas nas salas de aula com terapias integrativas nas modalidades de reiki e auriculoterapia. Na quadra da escola, estandes com a temática sobre o quantitativo de açúcar e sal nos alimentos; psicologia voltada às práticas alimentares; e circuitos dinâmicos com atividades físicas. 

A nutricionista e coordenadora das Ações de Saúde Nutricional da Semsa, Lia Ferreira, estava no estande sobre alimentação saudável e destacou porque é necessário incentivar o conhecimento sobre esse conteúdo. 

“A alimentação saudável é um fator determinante para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. Então precisamos trabalhar informações sobre o assunto, principalmente, no público infantil, porque é o momento em que estão em desenvolvimento físico. Nossa intenção é orientar sobre a alimentação e mostrar as possibilidades para melhorar o cardápio, como os legumes e tubérculos”, destacou.

Histórico

O dia 14 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao Diabetes, que possui o intuito de prevenir e controlar a doença, por meio da alimentação e promovendo a prática de atividades físicas.

Em Manaus, a semana municipal de prevenção a essa doença nas escolas tem base na Lei nº 2.443, de 29 de maio de 2019, e no decreto nº 4.827, de 18 de maio de 2020.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus trabalha na estrutura dos 30 pilares de sustentação da feira da Panair

Redação Am

Por segurança, Prefeitura de Manaus desliga postes com iluminação artística devido a cheia

Redação Am

Prefeitura intensifica fiscalização para coibir retorno irregular e prevenir sinistros de trânsito

Redação Am
Sair da versão mobile