Cidade

Prefeitura de Manaus realiza a última Avaliação de Desempenho do Estudante para alunos da Semed

Alunos da Prefeitura de Manaus participaram, nesta terça-feira, 5/10, da última Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) aplicada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As turmas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental foram as primeiras a participar da avaliação. Os alunos do 1º ao 3º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fases farão a prova até quinta-feira, 7/10, que tem a duração de duas horas, para responder às questões de língua portuguesa e matemática.

A ADE é uma avaliação realizada nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que acontece no mês de novembro. A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

De acordo com o chefe da DAM, Anézio Mar, a ação é uma forma de verificar e contribuir com os avanços da aprendizagem dos alunos da rede.

“Nós esperamos que essa avaliação contribua com o processo de ensino-aprendizagem das escolas e que ela também seja uma ferramenta para os professores em sala de aula, nos processos de intervenção pedagógica e nos planos de ação. As avaliações também têm contribuído na criação de políticas públicas dentro da secretaria, isso tudo busca um avanço na qualidade de ensino, que é uma das prioridades do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino”, afirmou Anézio.

Na escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade, mais de cem alunos do 4º e 5º anos fizeram a avaliação. A unidade atende 362 alunos e de acordo com a gestora, Vera Aragão, as turmas do Bloco Pedagógico (1º, 2º e 3º ano) farão a prova nesta quarta-feira, 6.

“A escola já vem se preparando há algumas semanas para a avaliação, onde comunicamos aos pais a importância desse momento e que os alunos estejam presentes no dia. Hoje tivemos uma presença satisfatória e esperamos que o mesmo aconteça na quarta-feira com os alunos do Bloco Pedagógico”, ressaltou a gestora.

Na turma do 5º ano, 29 alunos estiveram presentes, faltando apenas um. “Todos os alunos e familiares entenderam a proposta da ADE, nesse período de preparação fizemos vários simulados com estatísticas. Estamos preparados para essa avaliação, apenas um aluno faltou e aqui na escola a melhor turma será premiada com algum passeio”, explicou o professor Reinaldo Ferreira.

Já na escola municipal Waldir Garcia, no São Geraldo, zona Centro-Sul, que atende 231 alunos do 1º ao 5º ano, compareceram 76 alunos no primeiro dia. De acordo com a gestora da unidade, Lúcia Cortez, toda a equipe escolar, alunos e familiares são preparados para a avaliação e para todos os momentos da vida. 

“Nós não preparamos as crianças apenas para uma prova, mas para a vida, então a escola já tem a preocupação com essa intencionalidade pedagógica, que envolve também as famílias e toda a equipe escolar. Aqui existe um trabalho coletivo e compartilhado com a aprendizagem das crianças, a avaliação é levada a sério e garante o direito a todos de aprender”, ressaltou a diretora.

A aluna Katherine Fontaine, 11, do 5º ano, disse que não teve dificuldade em responder a avaliação. “Por ser um assunto que a gente já estudou bastante, achei muito fácil. Em português tive um pouco mais de dificuldade, mas já respondi às provas”, disse a aluna.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus beneficia novas ruas do bairro Alvorada com os serviços de recuperação asfáltica

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rua dos Andradas no Centro

Redação Am

Prefeito David Almeida fiscaliza avanço do programa ‘Asfalta Manaus’ em diferentes zonas da cidade

Redação Am
Sair da versão mobile