Cidade

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Semana Nacional de Conscientização sobre TDAH em escolas municipais

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, até sexta-feira, 14/7, a 1ª Semana Nacional de Conscientização sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), envolvendo alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é informar, orientar e sensibilizar a comunidade escolar sobre o que é o TDAH e como lidar, bem como fortalecer a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

A programação, coordenada pelo Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) da Semed, iniciou na segunda-feira passada, 10/7, e contou com materiais audiovisuais, concurso de produção artística e vídeos instrutivos para professores.

A semana foi instituída a partir da lei nº 14.020, de 20 de julho de 2020. A Semed realiza a temática promovendo ações de conscientização com a comunidade escolar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do TDAH.

De acordo com a assessora pedagógica, Viviane Figueiredo, a semana tem uma grande importância na rede municipal de ensino, pois trabalha a temática com várias atividades pedagógicas. 

“A gente também está pensando na importância de fortalecer o diagnóstico e o tratamento precoce, porque com isso a gente diminui os prejuízos que são muitos significativos quando é tardio para esse aluno e podem também sofrer muitos prejuízos com relação à aprendizagem. A nossa secretária Dulce Almeida tem mostrado uma grande preocupação com relação a esses alunos que apresentam esse quadro de TDAH, porque eles demonstram muito prejuízo com relação à aprendizagem”, disse.

Atividade

A escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul, com 378 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, foi uma das unidades educacionais que tiveram a programação. Para a diretora, o trabalho pedagógico da programação se alia ao que já vem sendo feito com os alunos. 

“Dentro da escola, nós percebemos a presença de alunos que apresentam características de TDAH , e isso serve para contribuir para o nosso trabalho, para identificar, para alertamos aos pais e até para os próprios alunos. Essa semana vem contribuir com o nosso trabalho pedagógico, no sentido de observarmos esses alunos de trabalharmos de uma maneira, que atinja ele dentro das características que tem e das limitações”, explicou a diretora da unidade, Vera Aragão.

Para a aluna do 4º ano matutino, Deborah Agatha dos Santos Barbosa, 10 anos, foi um aprendizado participar das atividades. Apesar de não ter muito conhecimento sobre o assunto, ela já presenciou algumas situações na escola. 

“Eu aprendi que quem tem TDAH é uma pessoa muito hiperativa, e no vídeo em que ele não ficava quieto, antes o amigo gostava dele, porque era quieto. Não sabia, mas aprendi algo novo e nunca tinha ouvido, e não tinha estudado sobre isso”, confessou.

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza visita técnica e garante acessibilidade no Boi Manaus 2023 com espaço PcD

Redação Am

‘Asfalta Manaus’ recupera ruas abandonadas há mais de 40 anos

Redação Am

Prefeito David Almeida entrega Complexo Esportivo revitalizado no bairro Jorge Teixeira

Redação Am
Sair da versão mobile