A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), deu início, na manhã desta quarta-feira, 27/9, às atividades da ação “Semtepi Itinerante”, voltada aos moradores do Residencial Viver Melhor 2, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte da capital.
Com a van itinerante estrategicamente posicionada na avenida da Conquista, a iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços da secretaria das comunidades locais, especialmente aquelas que enfrentam desafios logísticos ao tentar acessar os recursos oferecidos pela prefeitura.
“É com grande satisfação que testemunhamos o impacto positivo da ação itinerante. Estamos aliviando as barreiras de acesso aos serviços da prefeitura, proporcionando oportunidades de empregabilidade e qualificação profissional a nossa comunidade, aproximando o setor público da população”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
Dentre as ações que foram executadas na manhã do primeiro dia de evento, estão os atendimentos do Sine Manaus para cadastro e encaminhamento para vagas de emprego; cursos de Treinamento Básico Operacional (TBO); Norma Regulamentadora (NR 12); e Frentista.
Na oferta de vagas, o Sine Manaus atendeu mais de cem pessoas e encaminhou mais de 30 trabalhadores para o mercado de trabalho.
Para o morador Reison Souza, a expectativa é de poder se empregar o mais rápido possível. Desempregado há três meses, o jovem se vê motivado para recomeçar a partir da carta de encaminhamento recebida durante o atendimento do Sine.
“Na ação passada, eu não pude estar presente, e quando eu soube que estaria aqui novamente, não pensei duas vezes e vim em busca do meu emprego. Essa iniciativa está com um ótimo desempenho, ajudando muitas pessoas que estão desempregadas em Manaus e gerando oportunidades de trabalho”, comentou.
De acordo com a participante do curso de TBO, Maria Vitória Lima, que também é residente do conjunto Viver Melhor 2 desde sua inauguração, a oportunidade vale a pena para quem deseja entrar pela primeira vez no mercado de trabalho.
“Estou realizando o curso pela primeira vez, na busca pelo primeiro emprego. No começo, fiquei nervosa, mas a professora foi bem paciente, aprendi muito e essa ação, com certeza, vai ajudar os moradores do Viver Melhor. Agradeço à Prefeitura de Manaus e ao instituto UniSaber Mais”, disse a moradora.
Fotos – João Viana/Semcom