A Prefeitura de Manaus foi representada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, na abertura da nona edição da Conferência Estadual de Saúde, com o tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Precedida pelas conferências municipais de saúde, a etapa estadual tem o objetivo de aprimorar a política de saúde discutindo e apresentando propostas para atender as demandas da população.
A titular da Semsa destacou durante a abertura que as conferências são espaços fundamentais para que gestores, trabalhadores da saúde e usuários discutam e deliberem o aprimoramento dos serviços de saúde à população.
“As conferências acontecem a cada quatro anos e são muito importantes para o fortalecimento da política de saúde porque reúnem todos os atores envolvidos no sistema. Ao exercer seus direitos, cada segmento colabora para que a saúde pública melhore cada vez mais”, acentuou.
A Conferência Municipal de Saúde de Manaus (Comus), promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada o período de 10 a 13 de abril, quando foram eleitos delegados que estão representando o segmento dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários nesta etapa estadual do evento.
Uma vez concluída a Conferência Estadual de Saúde, que consolidará as propostas apresentadas nas conferências municipais, será realizada a etapa nacional do evento, de 3 a 5 julho, em Brasília (DF), que por sua vez definirá as diretrizes para o Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual para o período de 2024 a 2027.
Texto – Divulgação / Semsa
Fotos – Graziela Praia / Semsa