Cidade

Prefeitura de Manaus participa da 10ª Plenária Itinerante do Conselho Municipal de Educação

Com o tema “Educação infantil em foco: da concepção à regularização das instituições de ensino”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou da 10ª Plenária Itinerante, organizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), no auditório do colégio Batista Brasil – Ida Nelson, no bairro Adrianópolis, zona Sul da cidade.

O evento abre um espaço importante para que os gestores da educação, mantenedores e educadores em geral dialoguem sobre a qualidade do atendimento oferecido nas instituições de educação infantil, sob a observância da legislação educacional vigente, sobretudo na resolução nº 003/CME/2023 que estabelece critérios e normas para a organização, credenciamento de instituições educacionais, autorização de funcionamento e renovação de autorização da educação infantil e suas fases do sistema municipal de ensino de Manaus.

O presidente do CME, Evaldo Bezerra, ficou satisfeito com a realização do encontro, pois representa muito para que todos possam buscar sempre o melhor para a educação em todos os parâmetros dentro da sociedade.

“Aqui o tema sobre a educação infantil é muito pertinente para o momento que estamos vivendo hoje, porque nós fortalecemos a educação infantil dentro do nosso sistema municipal de educação. Com certeza, nós iremos estar agregando valores na vida dessas crianças. Outro objetivo também é agregarmos as nossas escolas, as nossas funções privadas para o credenciamento e autorização. O conselho está aqui para dialogar, onde mais uma vez o conselho está à disposição para que juntos possamos dar a cidade de Manaus uma educação de qualidade”, explicou.

Uma das palestrantes da plenária, a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Cláudia Magalhães, com o tema “Organização e concepção da educação infantil”, afirmou que a modalidade tem todo um trabalho bem planejado com os alunos para atender uma melhor educação na modalidade.

“Este ano, o foco é a educação infantil nos seus espaços, na sua fala pedagógica, na formação dos professores, no acompanhamento de todos esse processo pedagógico que acontece dentro da escola. Por ser o foco na modalidade, a gente vem falando sobre esse meio, enfim, tudo que acontece nas unidades educacionais nas nossas creches, nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e nas escolas que atendem essa etapa. Tudo que é desenvolvido pedagogicamente de vivências das crianças, é pautado na brincadeira, no cuidar e educar, porque é brincando que a criança aprende”, disse.

A professora do 5º ano, Lourdes Elaine Nascimento Carneiro, da escola municipal Escritor Erasmo do Amaral Linhares, no Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul, foi uma das educadoras que acompanhou toda a programação. Para ela, todas as informações são importantes dentro do processo.

“Primeiramente, nos representa, enquanto formadores dentro desse processo de aprendizagem. Com isso, propicia à criança uma educação de qualidade, dentro de todos os princípios legais, jurídicos, administrativos e pedagógicos. É muito importante nós termos esse apoio da Semed para que possamos desenvolver esse trabalho de uma forma eficaz, desenvolvendo acima de tudo a criança como ser integrada a sociedade”, completou.

O encontro contou ainda com gestores, professores, pedagogos, representantes da Semed e da Visa Manaus, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), instituições que fazem parte do processo de credenciamento das escolas do sistema municipal de ensino de Manaus, seja as unidades públicas e privadas.

Foto – Ulisson Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura discute com associação de moradores melhorias para a saúde no bairro Puraquequara

Redação Am

Prefeitura reinaugura praça Baden Powell na Cachoeirinha

Redação Am

CECF Padre Pedro inicia campanha de combate ao abuso sexual

Redação Am
Sair da versão mobile