Cidade

Prefeitura de Manaus orienta que pessoas com deficiência ou idosas emitam credencial especial de estacionamento

Com o aumento no volume de consumidores no comércio, devido às compras de fim de ano, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orienta que pessoas idosas e com deficiência (PcD), emitam credenciais especiais de estacionamento, já que esses públicos têm direito a vagas prioritárias em estacionamentos públicos, além de supermercados e shopping centers.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial do Idoso e Pessoa com Deficiência (SAE), Jean Carlos Auzier Sobreira, explicou as vantagens de se adquirir a credencial.

“Por ser um mês atípico em que as pessoas procuram o comércio em geral como lojas do Centro, shoppings e outros, então os estacionamentos estão sendo muito procurados. Para facilitar a busca por vagas, os idosos e PcDs que não possuem a credencial devem, se interessar, tirar esse documento e usar durante as compras natalinas. Se o cidadão não tem a credencial e usa as vagas prioritárias pode ser autuado. Ressaltamos que os agentes de trânsito estão atuando em todo o comércio para fiscalizar o correto uso das vagas”, disse o chefe do SAE.

Para emitir a credencial, os idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência devem procurar a sede do IMMU, na rua Urucará 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul.

“O idoso deve vir ao posto e trazer um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Importante frisar que a credencial tem validade em todo o território nacional”, afirmou.

O chefe do serviço orientou o uso correto da credencial. “Por ser um documento federal e válido em todo o território nacional, ele deve estar visível. O agente de trânsito vai autuar se a credencial não estiver a vista ou se apresentar alguma irregularidade, como cópia, por exemplo, pois deve-se sempre usar a original”, frisou.

Outros públicos

Jean salientou que têm direito à credencial, pessoas com patologia que dificulte a locomoção. “Há outras patologias que possibilitam direito à credencial, como pessoas com síndrome do espectro autista, com síndrome de down, mal de parkinson e pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras. Todas elas também têm direito, basta apresentar apenas um laudo médico detalhado com CID e apresentar documento de identificação, além do comprovante de residência”, explicou.

Pessoas que ainda têm dúvidas ou queiram informações adicionais podem entrar em contato pelo telefone (92) 98855-1654.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza ação de limpeza na praia da Lua

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza oficina de protótipo microbit em escola da zona Norte

Redação Am

Prefeitura de Manaus tem alta de 4% no total de análise de processos de licenciamento no ano

Redação Am
Sair da versão mobile