Promover segurança viária e uma sociedade mais inclusiva foram os objetivos da Prefeitura de Manaus ao realizar uma operação para combater os estacionamentos irregulares nas vias da cidade e garantir a reserva de vagas adequadas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) em shopping centers da capital. Uma força-tarefa com agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) notificou 42 veículos, sendo 23 estacionados irregularmente em vagas de idosos e mais 19 em vagas destinadas a PcDs.
Os agentes de trânsito percorreram os principais corredores viários de Manaus, como também o estacionamento de shopping centers nas zonas Norte, Centro-Sul e Oeste da capital para verificar se as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiências estão sendo preservadas e utilizadas por quem realmente necessita.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, explicou o motivo da operação. “Os condutores devem entender que estacionar nessas vagas sem portar a credencial está sujeito a multa de R$ 293,47, além de sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa de possível remoção. Os condutores que têm direito e ainda não retiraram suas credenciais podem expedi-las, gratuitamente, na sede do IMMU, no setor de atendimento, entre 8h e 14h”, frisou.
Diariamente, o IMMU realiza rondas para identificar e autuar os infratores. Além disso, campanhas educativas são promovidas para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e utilizar estacionamentos legalizados.
Nos shopping centers, a reserva de vagas para idosos é realizada constantemente. De acordo com as normas estabelecidas pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os estabelecimentos comerciais devem destinar 5% das vagas para idosos e PcDs, próximas às entradas principais e devidamente sinalizadas.
A prática dos estacionamentos irregulares não apenas prejudica o fluxo de veículos, mas também representa um risco à segurança dos pedestres. Além disso, a reserva de vagas exclusivas para idosos nos shopping centers tem promovido a inclusão e a acessibilidade, permitindo que essa parcela da sociedade participe plenamente das atividades comerciais e de lazer.
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU