Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus leva experiências de pró-gestão de Previdência Social a gestores de São Paulo

Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, levou informações importantes sobre o Programa de Certificação Institucional e Modernização do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), ao Estado de São Paulo, no 17º Congresso Estadual de Previdência, realizado de 5 a 7/10, em São José do Rio Preto (SP).

No evento da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, palestrou sobre a implantação das boas práticas de gestão para regimes próprios de Previdência, levando em conta pilares como controle interno, governança corporativa e educação previdenciária.

Daniela é membro da comissão do Pró-Gestão de RPPS e ministrou, em conjunto com outra integrante do grupo, Cláudia Fernanda Iten, da Associação dos Institutos Municipais de Previdência de Santa Catarina (Assimpasc).

A participação da Manaus Previdência em eventos como esse é para explicar a importância da certificação, visando a qualidade dos serviços previdenciários, bem como compartilhar experiências pela conquista do Pró-Gestão no nível IV, para a capital amazonense, em 2020.

“Esse tema é relevante, porque a certificação proporciona uma melhoria de governança corporativa, incremento no diálogo com a sociedade e entrega de serviços previdenciários de qualidade aos segurados e beneficiários”, disse a diretora-presidente da Manaus Previdência.

Atualmente, há 2.153 regimes próprios de Previdência no Brasil, porém, pouco mais de cem são certificados no Pró-Gestão, enquanto mais de 300 RPPS estão em processo de certificação, concedida pela Secretaria de Previdência (SPREV), do Ministério da Economia, por meio de entidades certificadoras credenciadas.

A experiência eleva o nome da Manaus Previdência a um nível de reconhecimento nacional, uma vez que é o único RPPS de capital que detém Nível IV do Pró-Gestão, alcançado em 2020, e o segundo do país, ao lado do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun).

A certificação é considerada um divisor de águas para a Manaus Previdência, uma vez que trouxe diversas melhorias para a instituição, como, organização das atividades e processos; incremento da produtividade e aumento da motivação por parte dos servidores; redução de custos e do retrabalho com a padronização e manutenção de rotinas de boas práticas; maior transparência e facilidade no acesso à informação aos segurados e à sociedade; possibilidade de ser considerado RPPS Investidor Qualificado ou RPPS Investidor Profissional; elevação dos limites de aplicação em renda fixa e renda variável e investimentos estruturados.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura discute melhoria da infraestrutura turística com empresários da rede de hotelaria do centro histórico de Manaus

Redação

Ações de ordenamento no trânsito são realizadas pela Prefeitura de Manaus no primeiro dia útil do ano

Redação Am

Prefeitura reforça limpeza nos cemitérios de Manaus para o Dia dos Pais

Redação Am