Cidade

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Escola em Paz’

Com o intuito de trabalhar a cultura de paz nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na manhã desta segunda-feira, 18/9, o lançamento do projeto “Escola em Paz”, que tem como tema “A Justiça Restaurativa nas escolas: um novo olhar sobre a cultura de paz”. O evento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas e é realizado em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MPAM).

O projeto tem como objetivo capacitar os profissionais de educação a difundir a cultura de paz assim como trabalhar conflitos gerados dentro das escolas. Nesse primeiro momento, foram reunidos 63 gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2.

Para o coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da secretaria, Ricardo Simões, essas ações da gestão municipal geram uma sequência de aprendizados, repassados para as DDZs e escolas. “A partir deste momento, nós vamos poder multiplicar esse conhecimento gerando e criando o que pretendemos, que é a cultura da paz nas escolas”, acrescenta.

A preparação é feita por profissionais do MPAM com as palestras que integram ainda mais esse tema que é a cultura de paz. A procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM, Anabel Mendonça, acredita que esse trabalho ainda possa trazer muitos frutos no futuro.

“Nós acreditamos que ainda é possível fazer a diferença e que nós podemos nos tornar uma sociedade mais colaborativa e vamos trabalhar os relacionamentos humanos. A justiça restaurativa se presta a isso, trabalhar o ser humano em relação”, acrescenta a procuradora.

Uma das gestoras que participou foi Geysa Nascimento, da escola municipal Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo. Ela conta que a escola sempre trabalha com o tema desde o início do ano, mas que qualquer reforço sempre é positivo.

“Cultura da paz é um tema que a gente trabalha desde o primeiro dia do ano letivo, mas precisamos reforçar o trabalho o tempo todo. Podemos trabalhar com nossos alunos durante todo ano essa questão da paz e da harmonia dentro do ambiente escolar e dentro da nossa comunidade também”, finaliza a gestora.

Fotos – Eliton Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura na zona Sul

Redação Am

Técnicos da Prefeitura participam de oficina sobre intervenções no Centro Histórico de Manaus

Redação Am

Prefeitura oferta cem vagas gratuitas para palestra ‘Mapas Mentais Computadorizados no Empreendedorismo’

Redação Am
Sair da versão mobile