Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus lança Progesc para dar mais eficiência à gestão escolar

Para nortear o planejamento estratégico da administração escolar, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta quarta-feira, 13/10, o Programa Gestão na Escola (Progesc), que também dará mais transparência à educação pública. O evento ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, Centro.

O Progesc, instituído pela portaria nº 0554/2021, de 21 de junho de 2021, é uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai oferecer capacitação aos servidores atuantes no programa. De acordo com o secretário da Educação, Pauderney Avelino, a iniciativa é uma forma de apresentar quanto custa a atuação de cada escola.

“O Progesc é uma forma de mostrar ao contribuinte, de forma transparente, quanto custa uma escola, quanto custa os professores, os serviços terceirizados, a água, a energia, a internet, enfim, tudo o que é necessário para que a escola funcione com qualidade”, pontuou o secretário, que também falou que com o Progesc é possível acompanhar os indicadores pedagógicos das unidades de ensino.

O secretário enfatizou que o programa traz modernidade e transparência para a gestão. “Além de acompanhar a parte financeira da escola, é possível verificar a parte pedagógica, como a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o trabalho que o gestor desenvolve na unidade de ensino”.

A Semed é a terceira maior rede pública municipal de educação básica do país, com mais de 500 unidades de ensino, 250 mil alunos e aproximadamente 16 mil servidores. Segundo o subsecretário de Administração e Finanças (SAF) da Semed, Lourival Praia, é necessário que haja informações individuais em um único programa. 

“A Semed é uma rede muito grande e precisamos fazer uma gerência individual, com custos unitários por escola. Nosso sistema atual possui informações pulverizadas e o Progesc permite que a gente monte todas essas informações em um sistema informatizado integrado, em que todos consigam obter os indicadores orçamentários, financeiros e pedagógicos em uma única plataforma”, pontuou Lourival.

Especialista da Educação do BID, Ximena Duenas Herrera, assim como outros membros do banco, participou do lançamento por meio de teleconferência. 

“Esse é um processo inovador para a cidade, nós só podemos parabenizar o prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário Pauderney, que vão usar esse recurso para investir e transformar os sistemas de custos da educação. Nós estamos à disposição da Semed e vamos trabalhar juntos com outros setores da prefeitura, no qual permitam trabalhar e tomar decisões de política educativa para o bem-estar das escolas de Manaus”, afirmou Ximena.

Progesc


O Progesc visa subsidiar o processo de planejamento orçamentário e financeiro da Semed, que possibilita informações internas gerenciais, para a medição dos resultados e desempenhos da gestão educacional e financeira, além de melhorar o controle e monitoramento da aplicação dos recursos destinados às escolas. Permite, ainda, que o gestor de escola conheça todos os custos e despesas e defina melhor as prioridades pedagógicas e operacionais.

RELACIONADOS

David Almeida abre ciclo de palestras da Semana do Orçamento Público

Redação Am

Intensificação da vacinação em Manaus tem mais de 11 mil doses aplicadas nas primeiras horas de atendimento

Redação Am

Mutuários conhecem apartamentos onde vão morar por meio de programa da Prefeitura de Manaus e governo federal

Redação Am