Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus irá participar de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente em Brasília

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu convite para participar da Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente, que vai acontecer nesta quarta-feira, 17/5, em Brasília, reunindo representantes do Ministério da Saúde, da sociedade civil e gestores estaduais e municipais de saúde.

O evento é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e representa uma das etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 2 a 5 de julho, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, que também atua como conselheira municipal de saúde, vai representar Manaus na Conferência Livre.

Segundo a enfermeira, as conferências livres podem ser promovidas por qualquer segmento da sociedade civil, em âmbito municipal, estadual, distrital e nacional, estimulando o debate a partir do tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

“As conferências livres irão resultar em relatórios e propostas que serão encaminhados para discussão na 17ª Conferência Nacional de Saúde. Essas discussões terão impacto direto na elaboração de políticas públicas em saúde para os próximos anos. Por isso, a participação da Semsa nesse processo é essencial, garantindo que as demandas de Manaus tenham espaço na construção dessas políticas”, destaca Marinélia Ferreira.

A Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente terá discussões em oito eixos temáticos: A vigilância que temos, a vigilância que queremos; Vigilância em Saúde e Ambiente e os Desafios Globais; Inovações Tecnológicas para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde e Ambiente; Fortalecimento dos Sistemas de Vigilância; Vigilância como Ferramenta para Equidade, Diversidade e Promoção da Saúde; Enfrentamento dos Determinantes Sociais: Desafios da Vigilância em Saúde e Ambiente; Vigilância e Controle Social: Participação Democrática para Enfrentamento das Iniquidades em Saúde; e Participação Comunitária na Vigilância em Saúde e Ambiente.

“As etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que incluem ainda as conferências municipais e estaduais, são espaços democráticos em que gestores, trabalhadores e sociedade civil organizada podem debater e propor soluções para a melhoria do Sistema Único de Saúde. Com o foco da discussão em vigilância em saúde e ambiente, a conferência livre vai possibilitar um aprofundamento do debate nessa área específica”, afirma Marinélia Ferreira.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Nova credencial de estacionamento começa a ser emitida na próxima semana pela Prefeitura de Manaus

Redação Am

Igreja Chama Church anuncia ‘Espetáculo de Páscoa Ben Iêdid’

Redação

Prefeito David Almeida realiza abertura oficial do Manaus Adventure 2022 e salienta ganho para o turismo da capital

Redação Am