A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), interdita, nesta segunda-feira, 8/5, a rua Barão do Rio Negro, perpendicular à avenida Governador José Lindoso (conhecida como avenida das Torres), para avançar com as obras de construção do complexo viário no trecho com a rua Barão do Rio Branco.
As equipes devem realizar, nesta etapa, o desvio das águas pluviais e a confecção das estacas que servirão de sustentação do viaduto.
“Nesta segunda-feira, iniciamos a construção do completo viário na avenida Governador José Lindoso com a rua Barão do Rio Branco. Embora o contrato tenha sido firmado em novembro, a empresa ganhou um plano de modalidade de licitação com contratação integrada chamada de RDC, que é responsável também pelo projeto executivo”, explicou o subsecretário de Obras Públicas, Madson Rodrigues.
“A empresa concluiu o projeto em abril. Nós aprovamos e estamos, agora, adentrando na primeira etapa da obra, interditando a Barão do Rio Negro para a empresa coletar as águas pluviais oriundas da Barão do Rio Branco, e, neste trecho, poder cravar as estacas e reter a contenção do solo”, complementou.
A previsão é que o trecho permaneça interditado por 30 dias. O projeto prevê que o viaduto seja construído saindo da avenida Barão do Rio Branco por cima da avenida Governador José Lindoso, eliminando os semáforos, o que vai dar maior vazão ao trânsito da avenida. “Passaremos nos dois sentidos da avenida por baixo do viaduto” afirmou Madson.
De acordo com o chefe de Divisão da zona Norte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Eduardo Rodrigues, a interdição é apenas na Barão do Rio Negro. A avenida Governador José Lindoso permanece inalterada em ambos os sentidos.
“O nosso trabalho no local é dar fluidez e evitar ao máximo o transtorno para os condutores que trafegam aqui na área da obra. O primeiro trecho interditado é na Barão do Rio Negro. Logo, o condutor que trafega neste trecho, com destino ao bairro Parque das Laranjeiras, necessariamente, tem que optar pelo acesso a rua Barão de Suruí à direita e à rua Visconde de Jequitinhonha, que sairá na rua Barão do Rio Branco, essa é a rota alternativa”, salientou Eduardo Rodrigues.
O contrato da ordem de serviço foi firmado com 540 dias para a conclusão das obras e foi entregue no mês de abril de 2023. A obra tem valor estimado na ordem de R$ 49.614.909,35, com previsão de término em dezembro deste ano.
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf, João Viana e Elton Viana / Semcom