A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), através do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), vem realizando estudos e levantamentos que possibilitam a integração das atividades econômicas solidárias e criativas em Manaus.
O Desc, que tem como objetivo desenvolver e gerenciar programas de caráter permanente, com a característica de atividades econômicas, atua realizando eventos e feiras de artesanato, onde os artesãos cadastrados na Semtepi podem expor e comercializar seus produtos gratuitamente, aumentando sua visibilidade e renda.
De acordo com o titular da Semtepi Radyr Júnior, a secretaria empreende nos artesãos enquanto possibilita sua geração de renda e oportunidades.
“A Semtepi realiza durante todos os meses do ano eventos que oportunizam a exposição dos seus trabalhos, não só para o público manauara, mas também para quem vem de fora, e é esse trabalho contínuo que nos dá um feedback de gratidão por parte dos artesãos. É aumento de renda, pagamento de dívidas, economia girando e a cidade crescendo. Ter um feedback desse nível é gratificante também para nós, porque podemos perceber que estamos no caminho certo”, enfatizou Radyr.
A artesã Thays Souza escreveu em carta a gratidão que tem: “Quero expressar a minha gratidão pela oportunidade que a Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, me proporcionou, pois quando olhava para os meus artesanatos não via o que fazer, hoje não sou mais triste com minhas vendas, hoje sou feliz por termos uma realidade diferente: vendemos para um público que ganhou o hábito de sair de suas casas para visitar as feiras; do lugar de onde eu venho nunca tinha visto uma secretaria que se dedica em fazer tantas coisas boas pelos artesãos”.
Thays relata ainda que as ações realizadas pela Semtepi interferem de maneira muito positiva no processo de crescimento dos artesãos e do seu reconhecimento enquanto empreendedores.
“A Semtepi contribui, diretamente com a estrutura de barracas, cedendo aos artesãos sem custo algum, para que possam expor seus produtos, e é palpável o resultado do trabalho realizado pela Semtepi, que vem mudando a vida dos artesãos direta e indiretamente”, concluiu a artesã.