Cidade

Prefeitura de Manaus faz visita técnica em fábrica de farinha e goma de tapioca

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), visitou nessa quarta-feira, 26/4, a fábrica Galo da Serra, localizada no ramal do Brasileirinho, produtora de farinha amarela, farinha de tapioca e goma de tapioca de produção local. 

Com mais de uma década, a fábrica iniciou as atividades de forma artesanal em um pequeno galpão improvisado e, hoje, é uma das maiores fábricas de farinha de tapioca da região Norte, com uma produção média anual de 1.200 toneladas de farinha de tapioca e 1.080 toneladas de goma.

Com intuito de conhecer o trabalho e as técnicas aplicadas, que são sucesso na fábrica, a equipe da Semacc esteve no local acompanhando a logística do funcionamento da empresa e fechar futuras parcerias. 

De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, a prefeitura iniciará o cultivo da maniva, onde vai produzir a mandioca que é a matéria-prima fundamental para a produção de derivados da mandioca.

“A nossa visita técnica tem o intuito de conhecer toda a estrutura da fábrica que está em processo de ampliação. Os proprietários buscaram a Semacc para ver o que podemos contribuir e incentivar a cadeia produtiva da mandioca, pois eles precisam da matéria-prima para a fábrica, e irão precisar de uma grande produção de maniva. E diante dessa necessidade, eles buscam junto à prefeitura a possibilidade de incentivar a produção. Nosso interesse é grande, a proposta é enriquecedora para nossa cadeia produtiva, junto ao agricultores familiares”, explicou Costa.

Ainda de acordo com o secretário da Semacc, com esse cultivo da maniva, a futura parceria será de grande incentivo para a comunidade agrícola,  pois a colheita já terá garantia de compra.

Para Klebson Dantas, gerente de produção da fábrica, o intuito é encontrar parceiros como a Prefeitura de Manaus, que sempre incentivam os produtores e com produção agrícola certa a fábrica tem interesse em comprar os produtos.

“Estamos felizes com essa visita amigável e técnica da prefeitura aqui na nossa fábrica. Temos acompanhado o fomento que o prefeito David Almeida tem dado ao pequeno agricultor, e isso nos deixa bem otimistas para futuramente comprarmos essas produções de maniva, fomentar junto a Semacc, a produção, além de gerar emprego e renda”, concluiu Dantas. 

O incentivo da produção de mandioca é uma cultura que vem sendo  intensificada na administração do prefeito David Almeida, junto ao programa Manaus mais Agro, desde o início de 2021. 

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura abre escola na maior comunidade indígena de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus encerra curso ‘Elaboração de Projetos’ com 50 artistas certificados

Redação Am

Prefeitura divulga ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’ no ‘Turistódromo’ do Governo do Amazonas em Parintins

Redação Am
Sair da versão mobile