A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou a exposição indígena “Expo Upinima”, realizada no shopping Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, neste domingo, 24/4. O evento iniciou no dia 19, em alusão ao Dia do Índio, e seguiu com visitação das 10h às 22h.
Ao menos 20 artesãos que produzem itens indígenas puderam participar da oportunidade de comercializar seus artigos. Durante os seis dias de feira, 35 etnias foram representadas na exposição, cujo faturamento rendeu mais de R$ 6 mil aos participantes.
A Semtepi também contou com o apoio da empresa Info Store para confecção das camisas personalizadas e teve diversas atrações, como ritual de pajelança, grupo de dança “Mulheres Amam”, grupo de música e dança do Tarumã, apresentação de dança infantil, desfile de roupas e pintura corporal.
De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi, Sidnei Magalhães, o nome escolhido para a exposição se deve ao dialeto da língua nheengatu cujo termo “Upinima” significa artesanato, em indígena, a fim de destacar a importância da data e a valorização da categoria.
“Nós fizemos esse evento em alusão ao Dia do Índio. Então, foram seis dias de evento e em cada um deles houve apresentações culturais dos nativos. Foi gratificante oferecer essa oportunidade aos frequentadores do shopping Ponta Negra, com rituais, pintura corporal, dança, música e até desfile de moda. Além do artesanato que beneficiou os compradores e vendedores, essa foi uma semana muito produtiva para o resgate e a valorização da cultura indígena”, salientou.