Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus e universidade realizam ‘Descongelando sua Leitura’ em escola da zona rural

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais uma edição do projeto “Descongelando sua Leitura” e nesta segunda-feira, 5/6, foi a vez da escola municipal Joana Vieira, na AM-010, quilômetro 32, ramal Água Branca 1, zona Rural da capital. A unidade recebeu a geladeira com livros didáticos e brinquedos confeccionados com material reciclado. 

Essa ação, que tem apoio do Centro Universitário Fametro, é desenvolvida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, responsável por desenvolver parcerias com fins pedagógicos. 

“Essa parceria com a Fametro visa exatamente isso, estimular a leitura e tornar isso um hábito e que deve ser desenvolvido desde a infância. Além da leitura, as crianças também trabalham a preservação ao meio ambiente, pois todo material é reciclado”, informou o coordenador do Nupi, Ricardo Simões. 

A geladeira é doada e transformada pelos universitários em uma biblioteca, na qual as crianças encontram livros didáticos, infantis, lápis de cor, pincel, entre outros materiais escolares. Para o gestor da Fametro, unidade Cachoeirinha, Alberto Bezerra, o objetivo do projeto é levar uma fonte de leitura para as escolas que não possuem biblioteca.  

“Nós ainda temos mais seis geladeiras como esta, para entregar. Levamos para aquelas escolas que não possuem biblioteca ou um cantinho onde o aluno vai poder pegar um livro e tornar isso um hábito. Além disso, o projeto também proporciona às crianças a conscientização sobre o meio ambiente, pois a geladeira poderia ter sido jogada em um igarapé qualquer na cidade e isso as crianças também entenderão”, comentou Alberto. 

A aluna Eliane Santos, 10 anos, do 5º ano do ensino fundamental, pegou um livro sobre animais da Amazônia e disse que todos os dias vai em busca de uma história diferente.

“Este livro é muito legal, tem muitos animais, e eu vou ler todos os dias. Na hora do recreio vou ficar lendo. Muito bom a gente ter essa opção na nossa escola”, afirmou Eliane.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Asfalta Manaus’ chega a mais de 80 ruas do bairro Alvorada

Redação Am

Casa de Praia Zezinho Corrêa é palco de toadas de boi-bumbá neste fim de semana

Redação Am

Prefeitura de Manaus fortalece a diversidade cultural e artística no segundo dia de festival #SouManaus Passo a Paço 2022

Redação Am