Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus e Suhab alinham termos para acelerar regularização fundiária

Para levar regularização fundiária e urbana a uma gama de conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas, a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado alinham ações integradas e um termo de cooperação que foram discutidos nesta quarta-feira, 17/8, durante reunião na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), na Compensa, zona Oeste da cidade.

Os diretores-presidentes do Implurb, Carlos Valente, e da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Jivago Castro, estiveram reunidos com suas equipes técnicas e jurídicas para dar continuidade a processos de regularização de processos referentes aos habitacionais como Cidadão XI, Viver Melhor I, II, III e IV, Ozias Monteiro I, residencial Petrópolis, Cidadão IX Lula, Cidadão III Carlos Braga, Renato Souza Pinto II, Amadeu Botelho, Nova República e Nova Cidade. Também participou da reunião o vice-presidente de Habitação e Regularização Fundiária (Vpreshaf), Renato Queiroz.

Uma maioria dos conjuntos pode ser abrigada na Regularização Fundiária Urbana (Reurb), conforme legislação vigente, incluindo processos de desmembramento, modificação de projeto, averbação e expedição de Habite-se pelo Implurb e cartórios.

“Buscamos esse estreitamento e alinhamento em procedimentos para benefício da população. Existem muitos passivos de empreendimentos construídos há décadas pelo governo, que ainda não tem a titularidade definida e as certidões de Habite-se. Vamos construir um termo de cooperação para resolver os passivos identificados e que vão beneficiar, na ponta, centenas de famílias. Algumas situações encontradas foram de descumprimento da legislação urbana e ao Plano Diretor de Manaus”, explicou Valente.

A partir das tratativas, as equipes técnicas do Implurb, Vpreshaf e Suhab vão reforçar a parceria entre governo e prefeitura, para atender aos cidadãos que, de forma individual, têm dificuldade na solução da regularização fundiária.

“Ao atender os procedimentos, documentação pendente e as modificações necessárias, teremos o Habite-se, este grande documento que vai concretizar as ações que estamos discutindo hoje”, completou o diretor do instituto.

Para Jivago Castro, o termo de cooperação é uma ação que vai dar prosseguimento aos trabalhos já realizados para dar regularidade aos conjuntos e residenciais construídos. “Tivemos diversas reuniões com instituições como a Caixa Econômica Federal para reduzir entraves, a fim de buscar a titularidade até o final do ano, um compromisso de gestão. Vamos atuar em conjunto para entregar futuros títulos e registros de imóveis, documento que garante segurança jurídica para famílias”, disse Jivago, acrescentando que quem ganha é a sociedade com o ordenamento urbano e legal das habitações.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Posto na Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Redação Am

Prefeitura entrega poço artesiano com tecnologia de energia solar fotovoltaica

Redação Am

Unidade escolar da Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas em parceria com o Inpa

Redação Am