Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus e organizações internacionais instalam Comitê Municipal de Políticas Públicas para Refugiados e Migrantes

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), realizaram nesta sexta-feira, 30/9, a instalação do Comitê Municipal de Políticas Públicas para Refugiados e Migrantes (Comppremi). A solenidade foi realizada no auditório Sônia Barreto, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Com o objetivo de fortalecer, criar e implementar políticas públicas que garantam os direitos e a integração local de refugiados e migrantes na capital amazonense, o colegiado também será responsável pela elaboração do primeiro Plano Municipal de Promoção dos Direitos Humanos de Refugiados e Migrantes de Manaus.

“Através do comitê e da futura elaboração do plano municipal, além de trabalharmos o atendimento na assistência social, na saúde, na educação e nos demais direitos dessa população, enfatizaremos a preparação do poder público no enfrentamento de grandes fluxos migratórios como os vistos em 2013 e novamente a partir de 2017”, destacou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, se referindo aos fluxos migratórios de haitianos e venezuelanos, respectivamente.

“A instalação como ferramenta para a nossa integração contando com a nossa participação, enquanto ainda venezuelanos, deve nos ajudar muito. Sabemos das nossas necessidades, temos ideias próprias e sabemos como implementá-las, abrindo novos caminhos de forma mais rápida e eficiente, por exemplo” ressaltou também a Presidente da Associação dos Venezuelanos no Estado do Amazonas (Asoveam), Solange Blanco de Bohorquez.

O coordenador da Pastoral dos Migrantes, da Arquidiocese de Manaus, Lucas Campos, também comentou com emoção a oportunidade de participar do comitê.

“A Pastoral dos Migrantes está presente na cidade há 29 anos, e, neste tempo, contribuímos com a promoção e a integração cultural dessas pessoas. Imagine então o que pode mudar agora que participamos de uma política pública em larga escala como essa”.

Ao fim da solenidade de instalação, a data da reunião para a elaboração do Plano Municipal de Promoção dos Direitos Humanos de Refugiados e Migrantes foi definida para o dia 7/10, na sede da Semasc.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda sem manutenção há 25 anos no bairro Compensa

Redação Am

Prefeitura de Manaus entrega equipamentos do ‘Esporte na Comunidade’ para projetos no bairro Compensa

Redação Am

Gerência de Atendimento ganha mais canais para acesso de requerentes no Implurb

Redação Am