Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus e empresas nacionais inauguram ‘Casinha de Livros’ em escolas da Semed

Prefeitura de Manaus, em parceria com as empresas 3M e Bayer, inaugurou nesta terça-feira, 26/10, a “Casinha de Livros” nas escolas municipais Frei Mário Monacelli de Grelo, na zona Leste, e Áureo Nonato, na zona Norte. Na próxima quinta-feira, 28, a unidade de ensino Canaã 2, localizada na comunidade Julião, zona rural ribeirinha, também será contemplada com o projeto. A produção cultural das casinhas é desenvolvida pela CEC Brasil.

O objetivo do projeto é promover e ampliar a importância da leitura dentro do universo simbólico de comunidades e grupos sociais, formando leitores com consciência de leitura para o futuro, disponibilizando e possibilitando acesso a publicações que sejam objetos de desejo, e de difícil acesso.

O secretário de Educação, Pauderney Avelino falou sobre a importância da escola ter um espaço lúdico para o desenvolvimento da leitura e aprendizagem.

“Toda ação que contribua para a educação de Manaus, que some com o trabalho realizado pela gestão do prefeito David Almeida, é muito bem-vinda. Estamos bastante satisfeitos em inaugurar essas casinhas em nossas escolas, pois, é nesse espaço lúdico que as crianças terão conhecimento sobre a literatura infantil”, declarou o secretário.

Estrutura

As casinhas são compostas inteiramente por materiais recicláveis, além de mesas, cadeiras, teatro de fantoches e acervo com 500 livros. O acervo é variado, com livros de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas, africanos e infantojuvenis.

Além dos campeões de leitura, há obras que levantam discussões necessárias à sociedade como o respeito às diferenças, empoderamento feminino e meio ambiente. Há também jogos de tabuleiro, livros em braile e áudio books.

De acordo com a coordenadora da CEC Brasil, Natália Rolim, todo o projeto é financiado pelas empresas 3M e Bayer. “A CEC Brasil realiza toda a produção de projetos que sejam vinculados à educação. A Bayer e a 3M são as patrocinadoras e nós realizamos a ação, são mais de dez casinhas espalhadas pelo Brasil e o nosso maior interesse é implantar mais casinhas como essas nas escolas”, falou Natália.

A escola Frei Mário Monacelli atende 585 alunos com idades entre 4 e 15 anos, matriculados no ensino infantil e ensino fundamental do 1º ao 9º ano. A professora do 2º ano, Rosa Amélia da Silva, disse que a casinha é um estímulo a mais para desenvolver a leitura nas crianças.

“Essa casinha vai desenvolver ainda mais o estímulo à leitura e à criatividade das crianças. Os meus alunos gostam muito das fábulas e tudo isso tem na casinha, que veio em um momento necessário”, mencionou a educadora.

A unidade Áureo Nonato também recebeu o projeto. A escola atende 1.595 alunos do ensino fundamental 1 e 2. E na quinta-feira, 28/10, os mais de 60 alunos matriculados na Escola Canaã 2, na comunidade Julião, zona Rural Ribeirinha, também receberão a Casinha de Livros. 

Projeto

A atende à Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Professores comemoram reajuste salarial anunciado pela Prefeitura de Manaus

Redação Am

Prefeitura visita instituição que atende jovens com câncer após assinatura de Termo de Fomento

Redação Am

Prefeitura realiza fóruns de vinculação de gestantes dos distritos de saúde Sul e Norte de Manaus

Redação Am