Cidade

Prefeitura de Manaus discute melhorias de segurança nas escolas com órgãos estaduais

Para fortalecer a segurança das escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 1º/9, a 3ª reunião para iniciar o planejamento de fortalecimento do Programa de Segurança na Escola (Proseg), implementado este ano pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro contou com a participação dos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), subsecretaria de Administração e Finanças da Semed, polícias Militar e Civil e órgãos ligados à segurança pública do Amazonas.

A reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona Sul da cidade.

A ação faz parte do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, responsável pelas ações do Proseg na rede municipal de ensino. A primeira reunião foi realizada com os membros do CICC para conhecer o trabalho do órgão e apresentar as diretrizes do Proseg. Já no segundo encontro, os educadores da Semed foram convidados para conhecer o colegiado, que trata da segurança no Estado do Amazonas.

O diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Júnior Mar, que representou o secretário da Semed, Pauderney Avelino, destacou a preocupação da gestão do prefeito David Almeida com a segurança de todos na rede municipal.

“Estamos construindo um plano integrado, entre Estado e Prefeitura de Manaus, em nome do prefeito David Almeida e do secretário Pauderney Avelino. Nós estamos buscando nessa integração de secretarias, soluções com relação à segurança nas unidades escolares. Nós temos tido problemas de muitos furtos e estamos encontrando estratégias, que vamos revelar no futuro, porque há uma tratativa de bastidores ainda. Nós queremos trazer ações efetivas para solucionar o problema”, assegurou.

O secretário executivo adjunto da SSP, coronel Hermes Macedo, afirmou que essa integração é fundamental, para levar um apoio maior de segurança às escolas municipais.

“A escola para a segurança pública é referencial. Nesse momento todos os gestores vieram para que possamos ouvi-los e juntos construirmos ambientes para que os alunos possam receber os conhecimentos dos professores. Nessa integração, a gente vai realmente constituir um plano municipal específico às escolas, para podermos dar condições de segurança”, salientou.

Para o chefe da DDZ Centro-Sul, Roberth Andrey, que conta com 61 unidades de ensino em sua zona geográfica, o plano vai ajudar muito o trabalho já realizado nas escolas sobre a temática.

“Esse alinhamento é extremamente importante entre essas instituições, porque por mais que nós cuidemos da base do início desse processo, nós precisamos do acompanhamento e da segurança. Se nós queremos uma sociedade melhor, nós temos que começar como um todo e a ideia desse plano é juntar forças em prol da segurança dos educandos da nossa cidade”, disse.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus se reúne com profissionais para atualização do protocolo de atendimento antirrábico humano em Manaus

Redação Am

Prefeito David Almeida fiscaliza revitalização de unidades de ensino e reforça compromisso com a Educação

Redação Am

Prefeitura promove ações de saúde e bem-estar para grupo da terceira idade

Redação Am
Sair da versão mobile