Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus dá início ao Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho na Moura Tapajóz

A Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início, na manhã desta segunda-feira, 18/9, ao Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) da unidade, com intuito de beneficiar os servidores e demais trabalhadores com práticas de promoção à saúde, segurança e medicina do trabalho, melhorando sua qualidade de vida em diversos aspectos e promovendo sua valorização como indivíduos e como profissionais.

A implementação do serviço contou com a presença da subsecretária municipal de Gestão da Saúde em exercício, enfermeira Aldeniza Araújo, e da diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mircleide Santana.

Aldeniza Araújo destacou que a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador é um dos grandes marcos da atual gestão. A enfermeira lembrou de cuidar de quem cuida, ou seja, dos trabalhadores da saúde, é um investimento fundamental para valorizar a contribuição de quem se dedica à população.

“Ao investir na saúde em atividades que melhoram as condições físicas e mentais dos trabalhadores da saúde, estamos permitindo um impacto na redução do afastamento por doenças relacionadas ao trabalho e a oferta de um serviço de saúde com qualidade para a população”, acentuou.

A diretora de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa, Mircleide Santana, explicou que o projeto de Qualidade de Vida no Trabalho tem o objetivo de estreitar ainda mais os vínculos entre a gestão e os servidores a partir de ações de promoção da saúde.

“Nosso objetivo é criar condições para o bem-estar e melhorar as condições de trabalho, contemplando desde a ergonomia, exames periódicos e saúde mental. Já realizamos vários eventos buscando a qualidade de vida. Em breve estaremos colhendo os benefícios que serão refletidos na gestão e no aprimoramento dos serviços”.

Diagnóstico

A diretora da MMT, Núbia Pereira da Cruz, explicou que um questionário foi aplicado de forma anônima e digital aos servidores da unidade, para um diagnóstico situacional de suas demandas.

“Com o questionário, buscamos fazer o mapeamento das condições individuais e coletivas de nossos colaboradores de todas as áreas e categorias. Esse resultado será nosso pontapé inicial para pautar ações e decisões estratégicas para a melhoria e aprimoramento das condições de trabalho dos mais de 700 servidores, servidoras e demais colaboradores de nossa unidade”, disse a diretora.

A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Semsa tem como meta implantar sete serviços de QVT até 2025, contemplando, além dos já instalados no Samu e Moura Tapajóz, também os cinco Distritos de Saúde da capital.

Segundo a chefe do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Moura Tapajóz, Natália Andrade Teixeira, uma das principais metas da equipe do SQVT é incentivar a adoção de um estilo de vida saudável e promover ações e práticas que melhorem o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

“Teremos uma equipe com médico, assistente social e psicóloga, para que possamos contemplar todos os temas e áreas necessários para o equilíbrio de nosso ambiente organizacional, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional”, destacou Natália.

Anteriormente, a Moura Tapajóz já oferecia a seus servidores e colaboradores projetos pontuais relacionados ao tema, como o Serviço de Atenção Psicossocial e o Projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência, uma iniciativa conjunta da Johnson & Johnson (J&J) como patrocinadora, do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), dos Estados Unidos.

Fotos – Artur Barbosa/Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura combate obstrução de calçadas na zona Leste de Manaus

Redação Am

Casarão da Inovação Cassina realiza 2ª edição do “Mulheres em Foco”

Redação Am

 Com foco, Manaus busca se tornar novo centro internacional do turismo esportivo e de aventura

Redação Am