Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus comemora 10 anos do Departamento de Inspetoria em Finanças e lança manual de procedimentos

Nos 10 anos do Departamento de Inspetoria Setorial de Finanças (Diset), a Prefeitura de Manaus se prepara para lançar o Manual de Normas e Procedimentos da Inspetoria, que estabelece as padronizações de instruções processuais de despesas aos órgãos e entidades do Poder Executivo municipal.

Nos próximos dias a prefeitura publicará uma portaria municipal com o manual de procedimentos, junto com um decreto estabelecendo o checklist dos conjuntos de orientações documentais e procedimentais mínimas necessárias para atender as três fases da despesa do município (empenho, liquidação e pagamento), isso na contratação de bens, serviços, obras e locações, no âmbito do Poder Executivo municipal.

Durante a solenidade de comemoração dos 10 anos de inspetoria, ocorrida nesta quarta-feira, 7/7, no auditório da Câmara Municipal de Manaus, o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, falou da importância do lançamento do manual e do cheklist.

 “Duas ferramentas primordiais e essenciais para realização da gestão administrativa financeira de toda a prefeitura. Em nome do prefeito de Manaus, David Almeida, quero agradecer pelo profissionalismo e valorosos serviços prestados à sociedade manauara nos últimos 10 anos. Quero também congratulá-los não somente pela data, mas por todas as conquistas que fortaleceram a transparência e a excelência no controle dos gastos públicos municipais”, destacou o secretário da Semef.

A cerimônia de comemoração dos 10 anos da Inspetoria Municipal contou com a presença dos inspetores pioneiros do município, que foram homenageados com uma placa de agradecimento, e de várias autoridades municipais.

Histórico

A inspetoria municipal iniciou seus trabalhos em junho de 2011, em que foi criado o Departamento de Contabilidade da prefeitura, vinculado à Semef. Um total de oito inspetores iniciaram as atividades em campo atendendo as secretarias e orientando sobre os procedimentos processuais legais.  Em 2015, o quadro de inspetores aumentou para 18, com a ampliação do trabalho e implementação de regras e procedimentos.

Na estrutura atual, o departamento, agora Inspetoria Setorial de Finanças, conta com um diretor e com divisões de Normas e Procedimentos, e de análise processual. O Diset se pauta na função de padronizar a instrução processual e garantir a segurança jurídica aos ordenamentos de despesas da Prefeitura de Manaus.

“Estamos em evolução, com treinamento de equipe, interligação entre os órgãos refletindo na melhoria dos gastos públicos e instrução de processos no âmbito municipal, para que não sejamos penalizados juntos aos órgãos de controle. Da aquisição de um simples lápis à construção de um viaduto, todos os processos das licitações passam pela inspetoria, que fiscaliza e verifica se a parte processual está de acordo com as legislações vigentes atuais, para assim passar para a fase de pagamento”, finalizou o diretor do Diset, Alamiro Júnior.

RELACIONADOS

Prefeitura paga R$ 150 mil aos contemplados da campanha Nota Premiada Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove manhã de convivência com famílias atendidas pelo Creas

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza ação para maior respeito à faixa de pedestre

Redação Am