Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus chega a 82% das ações de projeto-piloto para as comunidades rurais

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), já concluiu 82% das ações previstas no projeto-piloto de revitalização das vicinais e ramais acessados pelo ramal da Cooperativa, localizado a 12 km da entrada do quilômetro 21, da rodovia BR-174.

A iniciativa visa beneficiar mais de 20 comunidades rurais, que abrigam duas mil famílias. A proposta é melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, fomentando o empreendedorismo e a mobilidade rural. Com recursos do Fumipeq, os locais receberam a patrulha com três grandes equipamentos como retroescavadeira, motoniveladora, patrol e caçambas.

“Esse projeto, iniciado no final do mês de outubro, é um sucesso e hoje deixa de ser apenas piloto. O nosso serviço vai facilitar o trabalho dos empreendedores rurais para escoar produção, ter acesso à saúde e escolas, por meio dos ramais que antes estavam intrafegáveis. A próxima missão é ganhar escala e expandir para mais comunidades”, enfatizou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

A revitalização já aconteceu em 209 quilômetros, do total de 254 km dos ramais contemplados. As etapas seguintes do projeto são garantir a patrulha dos equipamentos, utilizar a retroescavadeira para o escoamento de águas pluviais, possibilitando a locomoção dos moradores no período de chuva. No verão, será necessário agregar à obra um rolo compactador, buscando atender as necessidades do empreendedor e alcançar outras comunidades.

De acordo com a agricultora Lúcia de Lima, que trabalha com a reprodução de pequenos animais, a maior conquista para seu negócio foi a facilitação do acesso à via principal. Residente no ramal desde 1979, a agricultora inicia novas metas para este ano.

“Trabalho com agricultura familiar e sou uma das beneficiadas pelo projeto. Agradeço ao secretário Radyr Júnior e ao prefeito David Almeida por criarem esse plano-piloto para desenvolvermos os nossos negócios. Hoje temos uma produção feita com qualidade, graças ao trabalho de revitalização”, conclui a empreendedora.

Foto – Divulgação / Semtepi

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em uma semana, Prefeitura de Manaus recupera 90 ruas com trabalhos de recuperação asfáltica

Redação Am

Debates marcam último dia da Conferência Municipal de Assistência Social

Redação Am

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas

Redação Am