A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atendeu solicitação de moradores do bairro Japiim, zona Sul, e realiza, nesta sexta-feira, 27/1, a recomposição asfáltica da rua Fernando Pessoa, que necessitava de reparos emergenciais. A via, segundo moradores, estava tomada por crateras e em estado de abandono.
“Nosso bairro estava esquecido, isso é fato. Essa rua era impossível de passar, alguns carros até evitavam trafegar por aqui. Os motoristas davam meia volta quando viam o tamanho do estrago”, alegou a moradora Brenda Rodrigues, 25 anos. “Mas agora a gente pode ficar mais aliviado, né? Afinal, a prefeitura olhou pela gente”, afirmou.
São 20 toneladas de asfalto utilizadas na via. De forma gradativa, as equipes recompõem a base da rua para, em seguida, aplicar o asfalto de 5 centímetros de espessura por toda a extensão.
“Quando chegava essa época de chuva, formavam-se muitas poças de lama. A gente ficava com medo de acidentes, principalmente com as crianças”, acrescentou Brenda.
“Nós entendemos a preocupação dos moradores. Vimos a necessidade de se realizar um trabalho completo nesse trecho. A situação, de fato, era desesperadora. O prefeito David Almeida determinou que entrássemos com as equipes da Seminf, para recuperar a via imediatamente”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior.
Na obra, 15 servidores atuam com o auxílio de duas caçambas, rolo compactador e retroescavadeira. “Estamos seguindo esse plano emergencial de executar os serviços de recuperação asfáltica em todos os bairros, principalmente, para que a população não sofra nesse período de chuvas”, explica o engenheiro e responsável pela obra, Hudson Smith.
A plataforma on-line “Asfaltômetro”, da Prefeitura de Manaus, contabiliza 1,7 mil ruas recapeadas na capital amazonense. Na zona Sul, 170 ruas foram atendidas. O programa “Asfalta Manaus” é fruto de convênio entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas e tem como meta recuperar 10 mil ruas na cidade.