Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus apresenta painel de alfabetização do 1° bimestre da rede municipal

A Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quinta-feira, 27/5, o painel de alfabetização com resultados quantitativos e qualitativos do acompanhamento bimestral dos estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que estão aprendendo a ler e a escrever. O encontro tem ainda como objetivo, socializar as práticas exitosas realizadas entre as unidades de ensino da rede municipal e contou com a participação do titular do órgão, Pauderney Avelino, da equipe de gestão educacional, de gerentes pedagógicos e coordenadores dos anos iniciais das Divisões Distritais Zonais (DDZs). 

O secretário Pauderney Avelino, considerou os dados apresentados muito bons e essenciais. “É fundamental que a Semed siga estritamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as regras do Ministério da Educação, para que as nossas crianças aprendam a ler e a escrever, ainda no 1° ano do ensino fundamental.  Esses números do painel são fundamentais, para tomadas de decisão em nossa secretaria, em termos de ensino e aprendizagem, pois segundo as determinações do prefeito David Almeida, a educação precisa ser tratada com  seriedade e é o que estamos fazendo”, destacou.

Estão envolvidos nessa ação todas as sete DDZs, totalizando 318 unidades de ensino da rede municipal. Entre os dados apresentados destacam-se que 60% dos alunos estão em um nível satisfatório, sendo 44.573; 25% parcialmente satisfatório, totalizando 18.906; por fim, 15% dos alunos em um grau não satisfatório, somando 11.217.

O assessor pedagógico de alfabetização da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Francinaldo Nogueira, falou sobre a importância da elaboração do painel.

“É um momento organizado, para que cada DDZ possa refletir sobre o seu resultado e planejar as intervenções pedagógicas, bem como socializar as práticas exitosas das unidades de ensino, que tiveram os melhores resultados em alfabetização nas turmas de 1º ao 3º ano”, comentou.

Etapas


A ação de elaboração desse instrumento ocorre nas seguintes etapas: preenchimento do relatório bimestral de alfabetização pelo professor da turma, com informações sobre estudantes alfabetizados, não alfabetizados, e interação nas aulas do ensino remoto.

Após essa etapa, o pedagogo ou diretor das unidades de ensino preenchem o link de acompanhamento disponibilizado pela Semed, informam as ações realizadas em prol da alfabetização no bimestre finalizado e quais serão os próximos atos para o bimestre posterior, nas turmas de 1º, 2º e 3º ano. Por fim, as sete DDZs, em conjunto com a Semed, consolidam todos os dados e informações das escolas de sua competência e formatam o painel de alfabetização da Semed.

Ações de intervenção

Entre as ações tomadas pela Semed, a fim de melhorar o processo de alfabetização dos alunos, destacam-se: realização de encontro pedagógico com os professores para socialização das práticas exitosas em alfabetização; realização de encontro quinzenal com as DDZs para fortalecimento do assessoramento às unidades de ensino; elaboração de um plano de intervenção junto às DDZs; orientar a tutoria entre professores alfabetizados e; retomar os estudos sobre a Política Municipal de Alfabetização (PMA).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus recupera asfalto de via secundária no bairro Cidade Nova

Redação Am

Prefeitura promove 9ª ‘Plenária Itinerante de Educação’

Redação Am

Prefeitura vai intensificar as aulas de programação e robótica da rede municipal de ensino

Redação Am