Moradores e comerciantes da rua Professora Cacilda Pedrosa, no bairro Alvorada I, zona Centro-Oeste, relatam que sofrem com alagamentos há décadas. Para sanar o problema, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, anunciou, nesta quarta-feira, 16/3, a ampliação da rede de drenagem a partir da substituição dos tubos por uma galeria pluvial.
“Será uma grande obra de caráter emergencial que pode, inclusive, comprometer o tráfego de veículos nessa via, mas os moradores já estão cientes e apoiando a medida”, disse Rotta. As equipes vão iniciar os trabalhos no sentido centro-bairro e, posteriormente, irão interditar a outra parte da via.
A via perpassa um igarapé, cujos arredores estão com lixo doméstico acumulado e vegetação sem poda, fatores que comprometem o escoamento correto das águas pela tubulação já desgastada e, aparentemente, sem manutenção.
Em visita técnica nesta manhã, os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) apresentaram um projeto para a área. Em conversa com moradores, Rotta discutiu as mudanças e explicou a motivação para os alagamentos.
“É o que eu sempre digo, o lixo jogado nas ruas, uma hora volta em forma de tragédia. Não estamos nos eximindo de nossa responsabilidade, tanto é que vamos iniciar os trabalhos, mas a população precisa se conscientizar sobre o descarte correto do lixo”.
Para dar vazão correta às águas da chuva e do igarapé, a antiga tubulação será substituída por uma galeria pluvial, que se diferencia pelas proporções maiores e pela densa capacidade de coleta de água. Uma contenção em volta do igarapé será feita com rip-rap. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vai integrar a ação, realizando a limpeza do igarapé e poda das árvores.