Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus anuncia retorno do grupo Seresta Prosa e Poesia, no parque do Idoso

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas e Parque Municipal do Idoso (PMI), anuncia o retorno das atividades do grupo “Seresta Prosa e Poesia”. Sob a coordenação dos músicos José de Moraes e Raimundo Nonato, o grupo busca explorar o talento e a aptidão dos idosos para a música, a partir de instrumentos e do canto. Os 14 integrantes voltam a se apresentar nesta quinta-feira,  18/8, das 9h30 às 11h30, em um evento de homenagem ao Dia dos Pais, no hall da lanchonete do PMI, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.


O grupo, criado em 2003 pela coordenadora Lilian Machado, era, inicialmente, composto por 22 idosos com talentos para música, dança e artes cênicas. Sua primeira apresentação aconteceu no dia 12 de maio, em uma festa de homenagem ao Dia das Mães, e passou a se apresentar todas as segundas-feiras com o nome “Botequim da Seresta” e, apenas algum tempo depois, como “Seresta Prosa e Poesia”.

Hoje, os coordenadores e músicos José de Moraes e Raimundo Nonato, conhecidos pelos idosos como “Rinaldo” e “Natinho”, respectivamente, explicam que não há necessidade de saber tocar algum instrumento ou ter familiaridade com a música para participar do grupo. “Nós buscamos incluir todos aqueles que tenham vontade de participar e se expressar a partir da música, por isso não fazemos triagem ou qualquer tipo de seleção”, reforçou José de Moraes.

Já Raimundo Nonato destacou que grupos como estes são importantes não só para o desenvolvimento de uma familiaridade com a música, mas também é uma forma terapêutica de trabalhar essa área. “Durante a pandemia e por motivos de complicações de saúde, o grupo perdeu alguns de seus participantes e, por isso, buscamos manter os que seguem participando motivados e inspirados a partir da música. Buscamos, nesse primeiro momento de retorno, deixar os idosos livres para opinarem nos repertórios e, assim, construir um ambiente em que eles se sintam confortáveis e possam se soltar cada vez mais”, disse.

Maria de Lurdes da Silva, 79, uma das participantes mais antigas do grupo “Seresta Prosa e Poesia”, afirmou ter muito orgulho e sentir uma emoção imensa com o retorno dessa atividade. “Eu me sinto muito emocionada em ver como o grupo segue, estamos aqui há 18 anos, levando alegria a todos que participam e a todos que prestigiam nossas apresentações. Infelizmente, com tudo que tem acontecido, acabamos perdendo alguns colegas, mas sei que eles estão felizes nos observando e aplaudindo essa nova etapa do nosso amado grupo”, mencionou.


Os ensaios do “Seresta Prosa e Poesia” acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30, nas dependências do PMI. O grupo foi contemplado com instrumentos que seguem disponíveis para uso dos membros, como violão, pandeiro, carrilhão, bongô, afoxé, xequerê, cajon, cavaco, microfones, caixa de som, pedestais e mesa de som. Além da música, o grupo também apresenta declamações de poesia.

A gerente de eventos do PMI, Bárbara Monteiro, ressaltou que, com a chegada de José e Raimundo Nonato, os ensaios passaram a ter mais técnica e, com isso, a possibilidade de explorar mais a predisposição musical dos alunos. “A chegada dos professores de música é muito importante, pois estamos sempre buscando evoluir e oferecer o que há de melhor para os nossos idosos e, com especialistas na área, podemos desenvolver os talentos para música e poesia que temos no grupo”.

Bárbara também explicou que existe a possibilidade de contratar o grupo “Seresta Prosa e Poesia” para o seu evento, as apresentações são gratuitas e basta entrar em contato com o Parque Municipal do Idoso a partir do telefone (92) 98844-5699, ou pelo e-mail: parque.idoso@pmm.am.gov.br, para agendar a data, local e horário.

O retorno das atividades do grupo contará com uma homenagem a todos os participantes, inclusive, os já mortos.  “O retorno do ‘Seresta Prosa e Poesia’ marca uma nova etapa na história do grupo, que começou com a do PMI e, por isso, temos um carinho especial por todos que fizeram e ainda fazem parte desse projeto tão lindo. Pessoas como os idosos ‘Clóvis Machado’, ‘Jamile’ e ‘Gilberto Rodrigues’, ‘Valdir e Marlize’, ‘Doura Brasil’ e ‘Antônio Luz’, são apenas algumas das que passaram por esse grupo e fizeram história, por meio da música e da poesia, e que serão lembrados para sempre”, disse a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus inicia uso de triciclos para agilizar limpeza na cidade

Redação Am

Conferência de urnas garante transparência nas eleições de Conselheiros Tutelares

Redação Am

Reformas de feiras e mercados mudam a realidade de 300 permissionários e milhares de usuários da cidade 

Redação Am