Estacionar em pontes é uma das infrações mais comuns no trânsito brasileiro. No entanto, muitos motoristas desconhecem o quão grave é essa infração, de acordo com o artigo 181, inciso 14° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e para combater a irregularidade, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma fiscalização para coibir estacionamentos irregulares, principalmente sobre as pontes na avenida 7 de Setembro, zona Sul, nesta segunda-feira, 9/10. O que resultou na remoção de quatro veículos ao parqueamento.
“Pontes são estruturas projetadas para suportar determinado peso. Quando veículos estacionam sobre elas, podem comprometer sua integridade e segurança. Além disso, estacionar sobre pontes pode obstruir a visibilidade de outros motoristas e causar acidentes. Por isso, a legislação é clara ao proibir essa prática”, explicou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.
Durante a fiscalização, os agentes de trânsito autuaram outros seis veículos por cometerem a mesma infração que é uma multa grave, com a perda de cinco pontos na carteira de habilitação. O IMMU reforça aos motoristas que, mesmo não tendo placas de regulamentação vertical de “proibido estacionar”, a infração é válida, conforme a determinação do artigo 181, inciso 14° do CTB.
“A ação serve como um alerta para os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e garantir a segurança de todos. Portanto, é essencial que os motoristas estejam sempre atentos e evitem estacionar em locais proibidos. A conscientização é a melhor forma de prevenir acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos”, finalizou Ventilari.
Fotos – Divulgação / IMMU