Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura conhece agenda da construção civil nacional e local durante encontro com Cbic

A habitação de interesse social foi um dos focos da agenda da presidência da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) em Manaus, onde a Prefeitura Municipal participou de uma rodada de discussões sobre o setor da construção civil e mercado imobiliário, na noite de quarta-feira, 20/7, no hotel Adrianópolis, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A reunião ocorreu após o lançamento do Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das Construções Sustentáveis no Brasil (PFC GB no Brasil), iniciativa da Internacional Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, em parceria com a CBIC. A prefeitura passa a integrar o programa.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, esteve compondo o grupo da agenda com empresários do setor, da Câmara e de entidades como a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), discutindo futuro e expectativas.

Para Valente, a prefeitura tem atuado para fortalecer a capital como ambiente atrativo para novos negócios, aberta ao mercado e com projetos e planejamento urbano com foco na habitação, especialmente no centro de Manaus.

“Foi uma reunião importante, porque tomamos conhecimento de uma série de linhas de financiamento para a habitação, com recursos do FGTS, Pró-Moradia e outras fontes, que são de interesse da política habitacional do prefeito David Almeida. Vamos marcar uma reunião com a Caixa Econômica Federal para colocar em discussão a viabilização de captação de recursos para Manaus,” ressaltou Valente.

O diretor-presidente acrescentou que a habitação deverá ter mudanças nacionais em legislação, que estão alinhadas aos programas da gestão pública para interesse social, especialmente no centro da capital. “Esperamos que se possa internalizar esses processos e captar recursos para habitação”, completou Valente.

Câmara

O presidente da Cbic, José Carlos Martins, apresentou um cenário atual da indústria nacional e no Estado, destacando dados econômicos do setor com foco na evolução da variação do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil, que cresce há sete trimestres consecutivos no país.

Martins ressaltou que o mercado de trabalho formal da construção apresenta resultados positivos consecutivos. No Amazonas, de janeiro a maio de 2022, a construção é destaque na geração de novas vagas, com 23.494 trabalhadores.

A agenda da Cbic na região Norte também contemplou participação no lançamento do Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes, realizado pelo IFC, do grupo Banco Mundial, com a Prefeitura de Manaus.

Implantado há alguns anos na América Latina e Caribe (LAC), a iniciativa visa a melhoria das políticas públicas e do ambiente favorável para a criação de novos marcos e regulações normativas para as construções sustentáveis, apoiando os municípios com assessoria técnica, de forma inteiramente gratuita, que compreende a capacitação de funcionários municipais no conhecimento sobre as construções sustentáveis.

O programa divulga ainda a certificação EDGE, um sistema para edifícios ecoeficientes em recursos para economia de insumos, energia e água, por exemplo.

Para fortalecer as chamadas construções verdes, a Prefeitura de Manaus agora passa a integrar o programa com IFC e a Câmara visando promover a certificação de edifícios e construções sustentáveis e fomentar práticas responsáveis no segmento.

Construções verdes

As construções sustentáveis contribuem diretamente para a redução das emissões de gás carbônico (CO2) associadas às operações do setor. A IFC projeta uma oportunidade de investimentos em construção verde de US$ 24,7 trilhões até 2030 em todas as cidades de mercados emergentes com mais de meio milhão de habitantes. A certificação de edifícios verdes vai além da demonstração de responsabilidade ambiental de uma empresa. Ela pode aumentar receitas, atrair clientes e facilitar o acesso ao crédito.

 Valente acrescentou que a colaboração entre o setor público e o setor privado é fundamental para transformar o mercado, ambos investindo no futuro

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito participa de sessão solene em homenagem às igrejas que celebram Festas Bíblicas em Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza trabalho emergencial de drenagem profunda em via rompida no Vale do Sinai

Redação Am

Unidade Básica de Saúde Móvel oferta atendimentos à comunidade na zona Leste da capital

Redação Am