Cidade

Prefeitura capacita microempreendedores de galerias populares para vendas

Prefeitura de Manaus realiza, até esta quinta-feira, 14/7, na galeria dos Remédios, Centro, a oficina “Utilização de Ferramentas Digitais para Impulsionar as Vendas”, voltada para microempreendedores permissionários das galerias populares e vendedores de artesanato. A oferta da capacitação, aberta nesta quarta-feira, 13, pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), atende a uma demanda da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), identificada durante o Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) para 2022.

A ação faz parte da área temática “Crescimento Econômico”, e visa capacitar esses profissionais para que aprimorem a relação com seus clientes, inserindo novas técnicas e estratégias de vendas, fazendo uso das ferramentas digitais adequadas, para adquirir eficácia nos negócios.

Na abertura da oficina, que tem 35 alunos, o diretor-presidente da Espi, Júnior Nunes, destacou que o incentivo ao empreendedorismo é uma orientação do prefeito David Almeida. “O prefeito David Almeida sabe das dificuldades enfrentadas por quem quer empreender, seja começando uma nova atividade ou para manter aquilo que já realiza. A oferta de cursos para essas pessoas, pretende deixá-las mais preparadas para que acompanhem os avanços tecnológicos também na área de vendas”, explicou.   

O objetivo da capacitação é preparar esses permissionários para alcançar mais clientes e impulsionar as vendas, a partir da utilização das ferramentas digitais auxiliando na gestão de vendas e análise de resultados, integrando os responsáveis, otimizando e mantendo o planejamento em ordem. 

A proposta é que os microempreendedores que trabalham nas galerias populares aprendam a usar esses recursos tecnológicos a fim de que tenham maior agilidade e eficiência na rotina comercial, ampliando as estratégias na hora de se relacionar e fidelizar o cliente.

O titular da Semacc, Wanderson Costa, destacou a parceria com a Espi/Semad para beneficiar os trabalhadores. “Essa união, essa sinergia entre as secretarias, é uma determinação do prefeito David Almeida, de grande importância para o avanço e o benefício que queremos trazer, não somente para os permissionários, mas também para a população de Manaus”, apontou.

Higson Azevedo é permissionário da galeria Espírito Santo e administrador da Feira de Artesanato da avenida Eduardo Ribeiro. Para ele, a oficina é um importante meio para se reciclar. “Hoje, se nós não nos reciclarmos, ficamos para trás. Atualmente, muitas vendas acontecem por meio dessas ferramentas. Agradeço a prefeitura por ter essa preocupação, de nos atualizar para que possamos entrar nessa era”, afirmou.

Oficina

A capacitação tem como instrutor o especialista em Docência do Ensino Superior pela Unicel, e MBA Executivo em Gestão Empresarial no Instituto Dados da Amazônia (Idaam), Eric Taveira Teixeira, que também conta com experiência nas áreas comercial, administrativa e financeira.

Com carga horária de 9 horas, o curso aborda temas sobre como utilizar de maneira eficaz as ferramentas do marketing digital; o que os clientes buscam na era digital: inovação, qualidade do atendimento, praticidade e agilidade; técnicas de vendas na era digital, com montagem do novo funil de vendas; e gestão de redes sociais na prática; utilização do WhatsApp e Facebook como recursos de apoio às vendas.

Aprimoramento

Ainda para o mês de julho está prevista a realização de mais uma capacitação voltada para os microempreendedores das galerias populares da Prefeitura de Manaus. Com a temática “Novas Estratégias para Identificar, Atrair e Manter Clientes”, a Espi dará início à primeira turma da oficina que terá como objetivo apresentar aos participantes estratégias, benefícios e métricas essenciais para atender, conquistar e fidelizar o cliente, construindo um relacionamento efetivo.

Capacitações

No primeiro ano da gestão David Almeida foram realizadas sete capacitações especificamente para os trabalhadores das galerias populares, com o objetivo de qualificar essa mão de obra. Ao todo, 333 microempreendedores concluíram as formações “Avanços tecnológicos: os impactos positivos no mercado”; “Boas práticas em serviço de alimentação pós Covid-19”; “Mulheres impactando o mundo dos negócios”; “Novas estratégias para atrair clientes em tempo de Covid-19”; “Organizando as finanças para superar a crise pós Covid-19”; “Protocolos e rotinas de segurança no atendimento das lojas e serviços”; e “Utilização de ferramentas digitais para vender em tempo de pandemia”.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus abre Centro de Testagem para Covid-19 no Studio 5 Centro de Convenções

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove exposição ‘Amazônia Emoldurada’ no shopping Ponta Negra

Redação Am

Creche da Prefeitura de Manaus realiza exposição artística com materiais sustentáveis

Redação Am
Sair da versão mobile