Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura apresenta avanços da Saúde municipal no primeiro quadrimestre do ano

Prefeitura de Manaus apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta sexta-feira, 1º/7, a prestação de contas dos resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no primeiro quadrimestre de 2022. Os índices fazem parte da Programação Anual de Saúde (PAS) e incluem a questão orçamentária e ações finais de saúde.

De acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho, a secretaria apresentou diversos avanços no período avaliado e o levantamento também contribui para o desenvolvimento de estratégias para impulsionar a atenção primária na cidade de Manaus.

“Os resultados alcançados nos deixam muito felizes, pois há muitas metas desafiadoras que nós conseguimos superar. A secretaria segue trabalhando para que, nos próximos dois quadrimestres do ano, a gente possa dar continuidade à ampliação dos serviços ofertados à população, com controle adequado do orçamento público”, disse.

O subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, informou que o governo federal determina que as secretarias realizem uma prestação de contas quadrimestral em suas casas legislativas.

“A Semsa sempre respeita as leis e dá total transparência aos atos realizados, então estamos aqui, hoje, para apresentar os resultados obtidos entre janeiro e abril deste ano, como o orçamento previsto para 2022, o que já foi empenhado no primeiro quadrimestre, e as metas alcançadas. Nós estamos à disposição da Câmara, dos vereadores e de toda a população para tirar qualquer dúvida”, pontuou.

A subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo de Souza, explicou que 24 indicadores fazem parte do monitoramento da PAS, incluindo ações de vigilância alimentar e nutricional, implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), vacinação, além de outros serviços voltados a públicos específicos, como os de gestantes, idosos e crianças.

“Estamos com resultados positivos, acima da meta, na grande maioria dos indicadores, que são de grande importância para o cenário epidemiológico em Manaus e promoção à saúde da população. Isso se deve aos grandes esforços desempenhados pela gestão e por todos os colaboradores da secretaria”, afirmou.

Destaques

A subsecretária destacou que a Semsa manteve em zero o número de casos de HIV/Aids em crianças menores de 5 anos de idade, o que evidencia a qualidade do pré-natal realizado nas unidades básicas de saúde. Além disso, a secretaria conseguiu ampliar em 62% as consultas de puerpério, ou seja, mulheres com até 45 dias após o parto.

Ainda no primeiro quadrimestre deste ano, a Semsa aumentou a cobertura de Vigilância Alimentar e Nutricional em crianças menores de 2 anos de idade; ampliou o número de UBSs com oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); reduziu a quantidade anual de casos autóctones de malária; e ampliou a frota de veículos do transporte sanitário terrestre, entre outros avanços que geram impacto na qualidade de vida da população. 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito David Almeida fiscaliza obras de contenção de erosão na zona Norte

Redação Am

Prefeitura de Manaus encerra ‘Maio Amarelo’ com curso voltado aos agentes de trânsito

Redação Am

Prefeitura faz doação de mapotecas de projetos do Implurb para a Ufam catalogar plantas físicas

Redação Am