Portal Uno Midias
Cotidiano

Prefeitura alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alerta pais e responsáveis sobre a importância de imunizar bebês nascidos prematuros (até 36 semanas e seis dias de gestação) a partir de setembro de 2025 e que ainda não completaram seis meses de vida. A orientação é que essas crianças recebam o Nirsevimabe, um anticorpo monoclonal indicado para proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Nas maternidades públicas, a proteção está sendo administrada desde a última quinta-feira, 5/3, para o público interno. A Maternidade Municipal Moura Tapajóz imunizou o primeiro bebê prematuro na capital nesse dia.   

Nas unidades de saúde, a estratégia de prevenção teve início nessa segunda-feira, 9/3. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos por meio do link: http://bit.ly/4bki1CX

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que o Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que uma vez administrado, atua no organismo assegurando proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório, infecção que, ao afetar bebês, pode evoluir e comprometer seriamente a saúde, requerendo, inclusive, internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“A OMS reforça que a imunização é a estratégia mais eficaz para diminuir o impacto do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em populações vulneráveis, por isso é importante que os responsáveis priorizem a proteção desse segmento. Nos bebês, essa infecção pode evoluir para bronquiolite ou pneumonia, por isso é importante que mães, pais e demais responsáveis priorizem a proteção das crianças”, ressalta.

Para receber o anticorpo monoclonal específico contra o Vírus Sincicial Respiratório, os pais ou responsáveis precisam apresentar documento de identificação do bebê, a caderneta da criança ou a declaração de nascido vivo para comprovar a idade gestacional no momento do nascimento.

Os pais de crianças acima de cinco quilos, que se enquadram nas indicações, devem procurar o Centro de Referência Imunobiológicos (Crie), localizado no bairro Dom Pedro, na zona Oeste, para ter acesso à estratégia de proteção contra o VSR.

Indicações

Os recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e seis dias, assim como as crianças com até 23 meses de idade com comorbidades formam o grupo que deve receber o Nirsevimabe, uma vez que estão mais vulneráveis ao vírus e infecções graves pelo VSR, o principal causador de bronquiolite e pneumonia em bebês.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, as crianças com doença cardiovascular, pneumopatias crônicas graves, imunocomprometidas, doença neurológica crônica, anomalias das vias aéreas e síndrome de Down precisam receber o anticorpo monoclonal. “É importante assinalar que os responsáveis pelos bebês com indicação de comorbidades precisam apresentar encaminhamento médico ou laudo”, informa Isabel Hernandes.

Embora ofereça proteção, o Nirsevimabe tecnicamente não é uma vacina, pois não estimula o sistema imunológico do bebê a criar defesas, mas introduz anticorpos prontos, fornecendo proteção imediata contra o VSR.

— — —

Texto  – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

The post Prefeitura alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Prefeitura alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR appeared first on amazonaspix.com.br.

RELACIONADOS

STF valida poder de investigação do Ministério Público do Rio

Redação

Com apoio da Prefeitura de Manaus, projeto oferece aulas de dança contemporânea

Redação

Apex estima que acordo Mercosul-UE pode elevar exportações do Brasil

Redação