Cidade

Prefeitura alcança 48% dos alunos não engajados no Aula em Casa por meio do ‘Tele Resgate’

Prefeitura de Manaus alcançou 48% de alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) não engajados no projeto “Aula em Casa”, nos meses de março e abril, por meio do “Tele Resgate”, ação coordenada pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp). Foram identificados 3.702 alunos de 109 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escolas, destes 1.760 crianças e adolescentes foram resgatados.

O “Tele Resgate” consiste numa busca ativa dos alunos não engajados e que por algum motivo não acompanham as aulas por nenhuma plataforma (Internet, televisão ou WhatsApp).

Para o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, este é mais um grande exemplo do trabalho realizado pela equipe da Semed.

“Um dos principais objetivos da gestão do prefeito David Almeida é garantir uma educação de qualidade para todos e esse trabalho realizado pelo Cemasps só prova que a equipe da Semed segue comprometida e empenhada em ajudar todos os nossos alunos. Essa ação vai ser ainda mais importante no retorno às escolas, com o início das aulas híbridas”, pontuou o secretário.

As unidades de ensino que não conseguem nenhum tipo de contato com a família, informam ao Cemasp, que possui uma equipe multidisciplinar com pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais que vão até a casa do aluno.

De acordo com a coordenadora do Cemasp, Hulda Soares, o resultado é bastante positivo, levando em consideração o cenário de pandemia do novo coronavírus, onde vários desafios são vividos pelos familiares e a equipe de trabalho.

“Mesmo com a pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social, nossa equipe visita as casas dos alunos, em busca de orientar as famílias da importância de manter a criança estudando e acompanhando o ‘Aula em Casa’”, informou Hulda

O “Tele Resgate” busca ainda informar, orientar e sensibilizar pais e responsáveis dos estudantes quanto a importância do acompanhamento e interação da família com os filhos nas aulas televisionadas e on-line, quanto aos impactos e problemas vivenciados durante o período de isolamento social.

Como funciona

O Cemasp recebe das unidades de ensino a lista com o nome dos alunos infrequentes, que nunca acessaram o Aula em Casa e com o uso da tecnologia e mídias digitais é possível encontrar a família. Uma equipe multidisciplinar com pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais vão até a casa do aluno fazer um trabalho de escuta e assessoramento utilizando-se das relações educativas para que a criança de fato permaneça no “Aula em Casa”.

Cemasps


Existem sete Cemasps na rede municipal de ensino. No Cemasp Centro-Sul, cada assessor é responsável por dez unidades de ensino, que recebe todo acompanhamento.

“Com essa busca ativa, as crianças retornam aos estudos e, caso isso não aconteça, a escola nos comunica novamente e vamos até a casa desse aluno. Cada assessor é responsável por dez escolas, que ele precisa acompanhar diretamente”, informou a assessora pedagógica do Cemasp Centro-Sul, Elane Müller da Silva Gomes.

O atendimento presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, continuarão após o início das aulas de forma híbrida, previsto para segunda-feira, 31/5.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Obras em erosão no Mauazinho entram em fase final de serviço

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza homenagens pelo Dia Internacional das Mulheres no Casarão da Inovação Cassina

Redação Am

Prefeitura e Unicef organizam comitê gestor para planejar ações de proteção a crianças e adolescentes

Redação Am
Sair da versão mobile