O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou, na manhã desta sexta-feira, 7/7, os investimentos realizados pela gestão municipal visando melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades rurais. As ações foram apresentadas durante a abertura do 1º Encontro das Comunidades Rurais do Entorno de Manaus, organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), no Taj Mahal Hotel, no Centro.
“Nos próximos dias, estaremos realizando a entrega dos primeiros kits do programa ‘Empreende Manaus’, e conversando com esses representantes. Vimos que uma boa parcela desses produtores rurais não conseguiu realizar a inscrição devido à falta de acesso à internet. Por isso, vamos realizar um cadastro para contemplar os produtores com ferramentas, como roçadeira e motor de luz, que serão fundamentais para impulsionar a sua produção. Esse é o papel da Prefeitura de Manaus, auxiliar quem mais precisa”, enfatizou Almeida.
Durante a ação, que contou com a presença de 110 integrantes dos nove polos do entorno de Manaus, foram debatidos temas de políticas públicas para suprir as necessidades e os anseios dessas comunidades. Ao longo do dia, serão realizados diversos painéis sobre os temas saúde, educação, segurança e trabalho.
Para o titular da Semtepi, Radyr Jr, a iniciativa confirma o compromisso da atual gestão municipal de olhar para todas as zonas da capital amazonense, dando a oportunidade de participarem dos diversos auxílios oferecidos nos últimos anos.
“Nós já doamos pneus, já ajudamos mais de 20 mil pessoas com o ‘Auxílio Empreendedor’. Na pandemia, ajudamos mais de 6 mil pessoas. Hoje, está vigente o auxílio para shoppings e galerias populares, e as comunidades rurais não acessaram todos esses benefícios. É por isso que eventos como este são importantes para conhecermos mais de perto as necessidades desta população. Vamos conversar sobre o fortalecimento do sociativismo, do cooperativismo, sobre transferência voluntária de recursos, documentação e muito mais”, afirmou Radyr.
De acordo com o titular da Semasc, Wanderson Costa, encontros como esse são fundamentais para que o setor rural possa ser fomentado e continue crescendo na capital.
“É muito importante este momento. No começo desta gestão, fazia dois anos que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural estava parado. Esses produtores devem ser respeitados e valorizados por todo trabalho que fazem. O que temos nas nossas mesas vem do trabalho desses produtores. Esses encontros são fundamentais para que possamos fomentar e continuar crescendo o setor rural da nossa cidade”, finalizou.
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom