Portal Uno Midias
Cidade

Prefeito de Manaus assina o ‘Plano de Cultura’ para ser encaminhado à CMM

O plano de cultura foi assinado pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira, 27/4, e exibido na abertura do 1° Seminário Municipal de Cultura, para ser encaminhado, na próxima semana, para análise e aprovação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, fez o anúncio e encaminhamento do Plano de Cultura, ressaltando o trabalho de escuta pública e elaboração pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

“Estamos reestruturando o setor cultural, através do diálogo e trabalho. Muito trabalho, inclusive, ouvindo os segmentos artísticos, construímos, a várias mãos, o Plano Municipal de Cultura, que era um débito dos gestores culturais que perdurava há quase 20 anos, e a gestão David Almeida entregou hoje. Isso é um marco histórico”, informou Cardoso.

Na cerimônia de abertura, a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Roberta Cristina Martins, abordou a retomada da política cultural do Brasil, que volta a existir no governo atual, como política de estado, e começa pelo local, nos municípios e comunidades. Ela anunciou que, além do investimento financeiro, o Minc vai instalar um escritório local, para acompanhar de perto as realizações de planos e ações como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, bem como os comitês de cultura e o novo Plano Nacional de Cultura.

Debates

A primeira mesa-redonda do dia teve um público que lotou o auditório onde o “Diálogo intercultural” foi tema das falas da secretária dos Comitês de Cultura do Minc, Roberta Cristina Martins; da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura, Micaela da Costa Zeferino; do diretor do Sistema Nacional de Cultura, Lindivaldo Oliveira Leite Junior; e o coordenador-geral dos Comitês de Cultura, Xaui Peixoto Torres Azevedo; com mediação de Wallace Almeida, do Departamento de Cultura da Manauscult.

A gestão cultural e perspectivas foi o tema da segunda mesa, debatido pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos de Matos Bonates; ator e diretor teatral, José Iran Lamego Barbosa; gestora cultural, Aidalina Costa; e o mediador, vice-presidente do Concultura, Neilo Batista.

No turno da tarde, a segunda rodada de debates, o poeta Dori Carvalho recitou o poema “Geografia Provinciana”, da poeta manauara, Astrid Cabral.

A palestra “produção simbólica e a diversidade cultural” foi proferida pelo professor doutor, João de Jesus Paes Loureiro, escritor, poeta e professor da Universidade do Pará. Seguido da mesa temática sobre diversidade cultural, com os escritores João Paulo Barreto (Tukano), antropólogo, fundador do Centro de Medicina Indígena; Patrícia Alves Melo, doutora em história e professora da Universidade Federal do Amazonas;

Lydia Lúcia Nunes de Souza, gestora em eventos; com mediação do diretor e roteirista, Alan Gomes, conselheiro, representante do segmento do audiovisual do Concultura.

A programação do último dia, 28/4, destaca o grande eixo cidadania e direitos culturais, com as palestras, às 9h, “Cidadania e Direitos Culturais”, ministrada pelo sociólogo, Renan Freitas Pinto. Às 10h, a mesa-redonda “Cidadania e Direitos Culturais”, tendo como debatedores, a advogada Nathayni Castro Becil, especialista em direito público; José de Arimatéa Passos Lopes, diretor financeiro da LIGFM, e o mediador, Ricardo Moldes, conselheiro, representante do segmento de Dança.

Às 14h, vai acontecer a palestra “Cultura e Desenvolvimento”, por Galiana Brasil, gestora do núcleo de artes cênicas, literatura e música do Itaú Cultural. Seguido, às 15h, da mesa “Cultura e Desenvolvimento”, com os debatedores, a cantora e produtora cultural, Elisa Maia, gestora, Maria Helena Garcia, gerente de relacionamento do Sebrae/AM, Taciano Araripe Soares, artista de cena, produtor cultural e professor universitário, com mediação do ator e diretor, Francis Madson, conselheiro representante do segmento do teatro.

Oficinas

Duas oficinas foram disponibilizadas: dia 28/4, acontece a oficina de “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos”, e no dia 27/4, foi realizada a oficina de “Formalização de MEI:Sebrae/AM.

Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult

Fotos – João Viana / Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza recuperação viária no bairro Cidade Nova

Redação Am

Prefeitura de Manaus convoca mais 79 aprovados no concurso da Semsa

Redação Am

Projeto em escola da Prefeitura de Manaus coleciona resultados positivos

Redação Am