Portal Uno Midias
Cidade Plantão Policial Politica

Prefeito David Almeida sofre novo ataque difamatório na internet em menos de um mês

A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) emitiu uma nota, nesta quarta-feira (17), sobre um ataque difamatório na internet que o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) foi alvo. A manipulação foi denunciada à plataforma e as autoridades responsáveis estão atuando para remover o conteúdo, assim como identificar os autores.

Ao buscar o nome de David Almeida no Google, o maior buscador da web, os usuários encontram um conteúdo criado por criminosos (backlink) em que ele é identificado como ex-prefeito de Manaus. Além disso, com uso de automação simultânea, foi impulsionado um conteúdo difamatório, que tenta ligar o prefeito a um caso desmentido desde as eleições de 2020.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) se prepara para adotar as medidas legais cabíveis, para identificar os autores que estão por trás da ação, assim como exigir da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas, para surgirem entre as primeiras no ranking do Google.

Ataque contra prefeito

Esse não foi o primeiro ataque difamatório feito contra David Almeida. No final do ano passado, um áudio criado com uso de Inteligência Artificial (IA) e com informações caluniosas foi veiculado nas redes sociais. A Deep Fake foi a primeira registrada contra um governante durante os meses que antecedem o processo eleitoral deste ano.

“Esse caso é uma tentativa de retaliação da oposição na cidade e que visa o processo eleitoral deste ano. Não existe anonimato na internet e quem produz e distribui fake news pode ser responsabilizado. Esse caso deve servir de parâmetro para o restante do Brasil. O áudio é falso e tem o objetivo de criar indisposição com a categoria (dos professores), pela qual tenho muito respeito e admiração, em ano eleitoral”, afirmou.

A investida criminosa foi imediatamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que instaurou inquérito e investiga o caso. Desde que foi instaurado, a investigação já ouvi os suspeitos pela ação.

Conforme a constatação das investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal, o áudio foi desenvolvido com possíveis recursos de Inteligência Artificial e se trata de uma montagem, utilizando fragmentos de outros tipos de áudios e manipulações de conteúdo.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mulher é morta a tiros pelo companheiro após desentendimento na Serra catarinense

Redação

Prefeitura realiza trabalho de drenagem profunda que vai beneficiar 60 famílias na zona Norte

Redação Am

Jovem atingida por bala perdida na cabeça morre em hospital de Manaus

João Alves