Portal Uno Midias
Cidade

Prefeito David Almeida inaugura primeira ‘feira flutuante’ do país, na Manaus Moderna

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quarta-feira, 19/5, a feira flutuante da Manaus Moderna, no Centro, a primeira com essa estrutura no Brasil. A balsa irá abrigar 221 permissionários atingidos pela cheia do rio Negro, com mais dignidade e conforto pelos próximos três meses, tempo estimado para que aconteça a vazante. A entrega da estrutura coincidiu com o nível do rio alcançando 29,77 metros, a mesma de 2009, sendo a segunda maior cheia dos últimos cem anos.

Durante a cerimônia de inauguração, o chefe do Executivo municipal não escondeu a satisfação em conseguir concluir a construção da “1ª Feira Flutuante do Brasil” em apenas sete dias e entregar para os trabalhadores do setor, que, em anos anteriores, tinham de montar suas barracas na beira da avenida Lourenço da Silva Braga, Centro.

“Estamos entregando uma obra bonita, confortável e digna para os feirantes. Nosso secretário da Semacc (Renato Júnior, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) é de uma família de feirantes. Eu também sou de família de feirantes, cresci dentro dos mercados. Então, não poderia perder a oportunidade, como prefeito, de resgatar a dignidade desses trabalhadores da cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.

O vice-prefeito, titular da secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e presidente do Comitê Gestor de Pronta-Resposta, responsável pela operação “Cheia 2021”, Marcos Rotta, também destacou a importância da estrutura.  “É um marco histórico para a cidade de Manaus e para os feirantes. Isso foi uma visão do prefeito David e conseguimos, em parceria com a Semacc, Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana), Casa Militar e demais secretarias, entregar uma obra segura, bonita e confortável para a população. É um dia feliz para a nossa cidade, pois inauguramos a primeira feira flutuante do país”, disse Rotta.

Estrutura

A nova feira contém 221 boxes destinados ao setor do peixe e da carne. Além disso, a prefeitura instalou banheiros químicos e uma rede de tratamento de água, para garantir que nenhum dejeto seja lançado no rio.

O titular da Semacc, Renato Júnior, afirmou se sentir honrado por fazer parte da gestão que resgatou a dignidade dos permissionários de Manaus. “É uma honra poder entregar essa obra para Manaus e para os feirantes. O prefeito está entregando a dignidade para os permissionários, que há muitos anos não tiveram esse reconhecimento. Um filho de administrador de feiras, resgatando esse respeito e dignidade aos feirantes, nesse momento em que Manaus está vivendo uma das maiores cheias da história. Foi tudo feito em tempo recorde, mas com todo o conforto que o setor merece”, finalizou.

Ação integrada

A construção da feira flutuante da Manaus Moderna foi iniciada no último dia 11, a partir de uma ação integrada da Semacc com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Os trabalhos também contaram com o acompanhamento constante e vistoria da obra pelos titulares da Casa Militar e do Fundo Manaus Solidária, que realizam ações de combate aos problemas causados pela cheia. Além do apoio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que fiscalizou os serviços realizados no local pelas concessionárias de água e de iluminação pública.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus vistoria locais para novos plantios de mudas

Redação Am

Prefeito David Almeida lança sistema de cadastro nos programas de habitação

Redação Am

Prefeitura realiza revitalização de paradas de ônibus e centro comunitários

Redação Am