Portal Uno Midias
Cidade Manaus

Prefeito David Almeida garante que até o final do ano 90% do Plano de Governo será cumprido

Prefeito David Almeida assegura que 90% do Plano de Governo será cumprido até o final do ano

O prefeito de Manaus, David Almeida, avaliou as realizações da gestão, com o cumprimento, até o momento, de 80% das propostas do Plano de Governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020. O chefe do Executivo municipal destacou que, das 312 propostas que constam no documento, 258 já foram realizadas – número que, até o final do ano, chegará a 280 -, o equivalente a 90% do que foi elencado no Plano de Governo.

“Temos muitas realizações, inclusive que não constavam no plano, mas que foram entregues à população, como o mirante Lúcia Almeida, o píer Manaus 355 e o parque Gigantes da Floresta. Quase 10% das propostas que estão no documento, que ainda não foram concluídas, independem da nossa vontade, têm a ver com mudanças em legislação, ou entraves ambientais, como foi o caso da obra de alargamento da avenida Umberto Calderaro Filho, na zona Centro-Sul. Nossa ideia era retirar o canteiro central e plantar as árvores nas laterais, mas dependemos de licenciamento pelos órgãos ambientais”, explicou David.

O prefeito de Manaus lembrou que assumiu a prefeitura em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19, que atingiu severamente Manaus, exigindo do poder público municipal a tomada de ações imediatas para proteger a população. Uma delas foi a coordenação da maior e mais organizada campanha de vacinação contra o novo coronavírus, entre outras situações adversas.

“Tivemos que mobilizar as equipes de saúde do município, que trabalharam incansavelmente no atendimento aos cidadãos. Mas, não foi só isso. Enfrentamos a maior enchente já registrada na cidade, o que também demandou medidas rápidas, como a construção de uma feira flutuante no centro da cidade, para abrigar os trabalhadores da Manaus Moderna e da feira da Banana; a construção de pontes em diversos pontos da cidade, para que as pessoas pudessem se locomover com segurança. Além disso, encaramos uma vazante histórica, com a necessidade de levarmos assistência a milhares de famílias das áreas urbana, rural e ribeirinha, e também a maior queda na atividade econômica, resultando na redução da arrecadação”, resumiu o prefeito.

Segundo David Almeida, em dois anos e meio, não considerando o primeiro ano da administração, em razão das ocorrências apontadas, é possível computar avanços mais do que significativos. Exemplo disso, é a duplicação no número de vagas nas creches municipais.

“Nos últimos 16 anos, foram criadas pouco mais de 5 mil vagas. Nós conseguimos dobrar esse quantitativo e, hoje, temos mais de 10 mil vagas em creches. Número superior ao que prometi inicialmente, que seria chegar a 7,5 mil”, comentou, lembrando ainda que, na Educação, a prefeitura alcançou a maior nota de todos os tempos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Saúde

De acordo com o prefeito, como resultado dos investimentos realizados de forma séria e planejada, a Atenção Básica de saúde de Manaus é reconhecida pelo Ministério da Saúde como a melhor do país.

“Minha ideia era construir um hospital público municipal, mas a pandemia revelou que tínhamos um quadro de Saúde Básica deficitário, que não alcançava nem 50% do que era necessário termos em atendimento à população. Esse setor precisou ser reforçado, e priorizamos a reforma e construção de unidades de saúde. Até o final do ano deveremos entregar mais 30”, anunciou.

Segurança

David Almeida lembrou, ainda, que a gestão municipal enxergou a necessidade de reestruturar a Guarda Municipal. Com 74 anos de existência, a corporação era uma das poucas do país a não ter porte de arma.

“Cumprimos todos os trâmites e conseguimos capacitar os nossos guardas para o uso de armamento letal. Como parte dessa proposta de reestruturação, realizamos um concurso público para a contratação, inicialmente, de 200 novos guardas. Ainda temos algumas etapas até que esse contingente possa estar nas ruas, contribuindo para melhorar a segurança na cidade, um dos grandes gargalos da nossa capital”, destacou o prefeito.

Infraestrutura

Dentre as ações de infraestrutura, David Almeida ressaltou os investimentos em infraestrutura viária, com a construção de viadutos para desafogar o trânsito em pontos considerados nevrálgicos em toda a cidade, e o asfaltamento da malha viária.

“Até agora, já fizemos o asfaltamento de 3 mil vias e recuperamos outras 2,5 mil. Com a liberação, na última terça-feira, 23/7, do empréstimo de R$ 580 milhões, temos uma programação que inclui 2 mil ruas para serem asfaltadas, com a entrada em ação de 20 frentes de trabalho, simultaneamente. Há lugares onde é necessária a recuperação das vias. De acordo com o nosso levantamento, são pelo menos 2,5 mil que se enquadram nessa classificação e que serão beneficiadas”, assegurou.

O prefeito reconheceu a contribuição de senadores e deputados federais no apoio à gestão, por meio de recursos de emendas parlamentares que foram rigorosamente aplicados.

“Da cidade que eu recebi, para a cidade que temos hoje, em saúde, educação, transporte, mesmo diante de cenários adversos, com minoria na Câmara, com pandemia, com enchente, com vazante, avançamos muito, mas ainda temos muito trabalho a fazer”, finalizou David Almeida.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ageman e Controladoria vistoriam serviços de manutenção no maior sistema de saneamento básico da capital

Redação Am

Prefeitura leva asfalto novo às ruas do loteamento Rio Piorini

Redação Am

Prefeitura de Manaus tem 166 novos logradouros criados em 2022, alta de 67%

Redação Am