Cidade

Prazo de atualização do domicílio para a eleição de novos conselheiros tutelares em Manaus encerra nesta sexta

Eleitores que desde a última eleição para conselheiros tutelares tenham mudado de endereço e que, por consequência, estejam com o domicílio desatualizado, têm até esta sexta-feira, 30/6, para comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, para realizar sua atualização cadastral, garantindo assim seu direito ao voto durante o processo deste ano.

Para que seja possível votar nos candidatos da região em que atualmente residem, os eleitores devem se apresentar portando a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, a fim de atualizar a informação e garantir o voto apenas aos candidatos atuantes em suas zonas eleitorais atuais.

“Por exemplo, uma pessoa que vivia na zona Sul e se mudou para a zona Norte precisa comparecer ao TRE-AM e atualizar seu domicílio eleitoral para que assim possa votar no candidato a conselheiro tutelar que realmente atue dentro de sua comunidade, próximo a sua realidade. Eleitores com o cadastro eleitoral devidamente atualizado, por sua vez, já não possuem mais nenhuma tratativa a ser realizada a este ponto”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Eleição para Conselheiros Tutelares

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tornaram pública, por meio de edital publicado inicialmente na edição 5.565 do Diário Oficial do Município, de 13/4, a abertura do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, durante o quadriênio 2023/2027.

Além de estabelecer e detalhar as normas para a realização do pleito, o edital ainda confirmou a abertura de vagas para o Conselho Tutelar da Zona Norte II, a décima unidade do órgão na cidade. Cada unidade contará com cinco titulares e 20 suplentes, totalizando 50 conselheiros tutelares eleitos e 200 conselheiros suplentes.

De acordo com o documento, a eleição será realizada no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em locais a serem definidos pelo CMDCA.

Fotos – Marcely Gomes / Arquivo Semasc  

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus atua em implantação de rede de drenagem profunda no bairro Novo Aleixo

Redação Am

Obras do ‘Asfalta Manaus’ avançam no bairro Cidade de Deus e outras localidades

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza em 7 km de extensão do igarapé do passarinho

Redação Am
Sair da versão mobile