Cotidiano

Postos de vacinação 24 horas dispõem de UTI móvel para atendimentos de urgência e emergência

Os três postos de vacinação que estão operando em regime de plantão, durante o mutirão “Vacina Amazonas”, dispõem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, prontas para realizar atendimentos de urgência e emergência com suporte avançado. Os veículos, equipados com aparelhos de alta tecnologia, estão estrategicamente posicionados na Arena da Amazônia, Sambódromo e Vasco Vasques, que recebem a população a partir de 28 anos para vacinação contra a Covid-19, desde às 18h de terça até as 18h de quarta-feira (29 e 30/06).

“Nós temos uma empresa prestadora de serviços de transporte terrestre e UTI, que é a WF, e nós solicitamos então o apoio deles, com três carros. Nós temos aqui um truck, que é um carro novo, que ele trouxe, com dois leitos de cuidados intensivos. E para as outras duas unidades, Vasco Vasques e Sambódromo, foi colocada uma unidade de suporte avançado, que é também um carro de UTI, com somente um leito”, disse a secretária executiva adjunta de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo.

Os atendimentos mais comuns, realizados no primeiro mutirão da capital, foram casos de hipertensão, hipotensão, hipoglicemia e reações alérgicas leves. Contudo, as unidades estão preparadas para atendimentos de maior complexidade.

“Tendo necessidade de ocorrência aqui, ele faz o primeiro atendimento, porque, inclusive, são carros que têm aparelhos que fazem o eletro e a gente pode mandar fotografia para a unidade que vai receber esse paciente, para eles prepararem o leito conforme a necessidade do usuário”, observou Mônica Melo.

Estrutura – O veículo posicionado na Arena da Amazônia tem capacidade para dois atendimentos simultâneos.

“A nossa UTI móvel dispõe de duas macas, a gente também dispõe de dois monitores, sendo que todos eles são multiparamétricos, e também dispõe de impressão. Se a gente monitorizar o paciente, todos os parâmetros que nós utilizarmos, como por exemplo, a saturação de oxigênio, batimento cardíaco do paciente, pressão arterial, a gente tem como imprimir esses parâmetros e verificar qual foi o tipo de alteração”, detalhou a enfermeira intensivista Ana Rita Almeida.

Além da enfermeira, também compõe a equipe da unidade um condutor socorrista e um médico.

Vacinação – Arena da Amazônia, Sambódromo e Vasco Vasques seguem recebendo a população a partir de 28 anos para vacinação contra a Covid-19. No Sambódromo, o mutirão iniciou às 9h de terça-feira e segue até as 18h de quarta-feira, com 33 horas de vacinação sem intervalos. O Vasco Vasques, assim como a Arena da Amazônia, começou a atender a população às 18h de terça e segue até as 18h de quarta-feira. Os postos da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual. 

A população a partir de 28 anos que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia).

FOTOS: Arthur Castro/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

IBGE ainda não pode avaliar efeito da chuva na coleta de preços no RS

STF pode retomar julgamento de recursos sobre revisão da vida toda

Brasil estreia no Pré-Olímpico de futebol com 1 a 0 sobre a Bolívia

Sair da versão mobile