Portal Uno Midias
Cidade

População aprova a criação de pontos descentralizados para a vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Como forma de facilitar o acesso da população às vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus tem apostado na abertura de pontos descentralizados para atendimento em toda a cidade. Além de salas de vacinas em unidades básicas de saúde, em clínicas da família, em policlínicas e pontos estratégicos situados em áreas de grande fluxo de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza espaços para a vacinação em sete shoppings, seis deles funcionando de quinta-feira a domingo, e o shopping Millenium, na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, que começou a atender na terça-feira, 16/11. No novo ponto, que teve a aprovação dos frequentadores e cuja operação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, foram aplicadas 517 doses no primeiro dia.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, destacou que essa é uma das estratégias da gestão do prefeito David Almeida para aumentar a cobertura da imunização contra a Covid-19 em Manaus. “Temos, ainda, um déficit nas segundas doses, com mais de 360 mil pessoas que não voltaram para concluir o esquema vacinal e aquelas mais de 175 mil que nem a primeira dose tomaram. Estamos atendendo já com a dose de reforço, que terá a faixa etária ampliada por orientação do Ministério da Saúde. Ainda essa semana abriremos ponto em mais um shopping, o São José, na zona Leste”, contou.

A pensionista Elza Bindá precisava tomar a terceira dose. Após sair de uma consulta médica, soube do ponto aberto pela Semsa no shopping Millenium. “Eu aproveitei para receber logo a dose de reforço. Tive perdas na família por causa dessa doença: minha mãe; e,  nove dias depois, meu filho. Por isso aconselho que todo mundo tome a vacina, para evitar passar pelo sofrimento que passei”, contou, emocionada.

Ellen Ventura, que é técnica em enfermagem, soube pela televisão que no shopping Millenium também haveria um ponto e buscou a dose de reforço, por ser trabalhadora da saúde. “É muito importante que estejamos imunizados e protegidos, não só os profissionais da saúde, mas toda a população, de Manaus, do Amazonas e de todo o mundo”, disse.

O estudante Caio Gemaque também aproveitou o novo ponto para concluir o esquema vacinal. “Vim ao Millenium para abrir uma conta bancária. Quando vi o ponto, tratei de tomar logo a minha segunda dose e garantir a minha proteção. Facilitou muito a minha vida a abertura desse ponto. Vim resolver uma coisa e resolvi logo duas”, elogiou.

Na avaliação da técnica em patologia Dulcinara Ramos, da coordenação do ponto de vacinação do Millenium, a movimentação no primeiro dia de funcionamento foi boa. “As pessoas vêm ao shopping para comprar alguma coisa, pagar uma conta ou só mesmo para passear e já param aqui para atualizar a imunização. É muito importante andar com o cartão de vacina porque a Semsa está sempre ampliando o número de pontos de atendimento para facilitar o acesso das pessoas”, sugeriu. 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura implanta rede de drenagem profunda com mais de 300 metros de extensão no bairro Parque 10

Redação Am

Parceria entre Prefeitura de Manaus e Icbeu promove formação aos professores do ‘English For Kids’

Redação Am

Sejusc reforça serviços já oferecidos às vésperas da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

Redação Am