Portal Uno Midias
Cidadania

Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe iluminação em alusão à campanha Setembro Amarelo

Em apoio à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (03/09), uma ação de conscientização na Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida popularmente como Ponte Rio Negro.


Como parte das ações da campanha, a atividade contou com distribuição de material informativo sobre a campanha, visando a sensibilização do público em geral sobre o tema.


Durante todo o mês, a Sejusc vai promover ações de conscientização com eventos, palestras em escolas e centros socioeducativos além de blitzes educativas. A programação é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos.

Toda a estrutura da Sejusc conta com psicólogos e assistentes sociais que atuam nas secretarias executivas da pasta, como afirma a secretária titular Mirtes Salles.

“Temos psicólogos e assistentes sociais que trabalham com diversos públicos: crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos. A população amazonense pode ter a certeza que os profissionais da Sejusc estão prontos para prestar assistência a todas as pessoas que necessitarem de atendimento”, disse.


A gestora ainda reforça o tema da campanha em 2021: “Acreditar sempre, desistir jamais”, destacando a importância da família e amigos na prevenção ao suicídio.

“Isso também tem que ser feito por familiares e amigos. Eles precisam fazer com que as pessoas que estão enfrentando esse mal chamado depressão não desistam jamais. Elas precisam se sentir protegidas, acolhidas. Esse é um dever de todos nós enquanto sociedade. Precisamos ficar alertas sobre os nossos amigos e familiares”, completa.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, Gabriella Campezatto, destacou que o público-alvo da campanha deste ano é o de 18 a 24 anos.

“Nos baseamos em pesquisas, dados oficiais, que nos mostram que as pessoas que mais cometem suicídio são dessas faixas etárias. Por isso, fizemos essa ação de conscientização na ponte, que é um dos pontos principais das ocorrências na capital”, disse. 

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.745, cerca de 0,4% a mais que em 2019.

Agenda – Nos dias 8 e 9 de setembro, equipes da secretaria vão realizar palestras na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, ambas na zona leste de Manaus.

Nos dias 14, 15, 16, 17 e 23 de setembro, os Centros Socioeducativos receberão palestras e rodas de conversa com psicólogas convidadas pela secretaria. No interior do Amazonas, os municípios de Parintins, Coari, Itacoatiara e Rio Preto da Eva recebem ações educativas durante todo o mês.


FOTOS: Raine Luiz/Sejusc

Related posts

Sejusc leva ações da rede de proteção à mulher ao município de Tefé

Redação Am

No Dia da Juventude, Sejusc realiza exposição de artes em unidade socioeducativa

Redação Am

Projeto prevê uso de redes sociais para alertas sobre menores desaparecidos

Redação