Portal Uno Midias
Saude

Policlínica Codajás completa 37 anos com inaugurações para melhor atender à população

A Policlínica Codajás, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, na tarde desta sexta-feira (25/06), em alusão ao aniversário de 37 anos, a inauguração de diversos setores da unidade de saúde.

O evento contou com a participação da secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital da SES-AM, Márcia Murad, da gerente de policlínicas, Liliana Melo, servidores da casa e demais autoridades.

Para o diretor geral da Policlínica Codajás, o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, estar à frente da unidade de saúde no momento tão especial de aniversário do órgão, entregando reformas feitas, é motivo de imensa comemoração. “Estar hoje nesse cargo, como gestor fazendo essas entregas de espaços, equipamentos é realmente uma satisfação muito grande, pois sabemos da total importância para os servidores e muito mais para toda a população”, declarou.

Entre as inaugurações, o auditório Raimunda de Souza Mendes foi totalmente revitalizado. Agora, o local realizará, com público reduzido devido à pandemia, cursos, palestras e simpósios. Além disso, o visitante tem à disposição para uso, o primeiro banheiro adaptado para pacientes ostomizados da rede pública do estado.

Outra importante mudança realizada aconteceu na área externa, com a criação do “Jardim Sensorial”, com serviço de jardinagem, pintura do local, banco de praça revitalizado e fontes de água, que transformaram o ambiente ao ar livre, em um lugar tranquilizador para atender pacientes com distúrbios sensoriais, motores e autistas em tratamento.

A farmácia ambulatorial da policlínica foi totalmente reformada, para receber o programa de Componentes Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que entrega aos pacientes os medicamentos de alto custo pós-consulta. A farmácia recebeu dois profissionais especializados nas áreas de farmacêutica e bioquímica, para melhor atender a todos.

A Clínica Especializada III, onde é realizado o programa Neonatal, recebeu reforma na parte de infraestrutura, higienização de pisos e de paredes. E o CER III passa por uma reforma de ampliação de espaços.

No setor de Imaginologia, toda estrutura física do espaço foi reformada com pinturas novas, móveis e a chegada do aparelho novo para sala de Raio-X e Ultrassom.

No setor de Ortopedia houve a reforma geral do espaço, com chegada de novos profissionais para atender aos usuários, aumentando o quantitativo de consultas com o especialista para, em média, 200 pacientes por dia.

A Policlínica Codajás – Em 26 de junho de 1984, foi inaugurado o Centro Previdenciário do Amazonas, por seu fundador, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), Ubaldino Meireles, no governo de Gilberto Mestrinho. Nascia, naquele momento, a unidade de saúde que se transformaria, posteriormente, na Policlínica Codajás.

Em 1988, o Governo Federal, após vários debates nacionais, implantou o Sistema Único de Saúde (SUS), passando o Posto Médico Francistur a se chamar Posto de Atendimento Médico Codajás (PAM da Codajás), atendendo, assim, não somente a clientela previdenciária, mas oferecendo atendimento de forma universal. Os quadros de recursos humanos, a estrutura física e os equipamentos continuaram os mesmos.

Em outubro de 2001, houve a junção dos PAMs Codajás e Centro, em virtude do início das obras de reforma do PAM Centro, que funcionava na avenida Getúlio Vargas. As equipes permaneceram juntas até o mês de outubro de 2009, quando o Governo do Amazonas na época reinaugurou o PAM Centro, chamado agora de Policlínica Governador Gilberto Mestrinho.

Hoje, a Policlínica Codajás e seus 500 funcionários atendem cerca de 30 mil pacientes mensalmente, em mais de 30 especialidades médicas, com exames e atendimentos ambulatoriais. Os programas são financiados pelos governos Estadual e Federal.

FOTOS: Rodrigo Santos e Islânia Lima / SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Campanha alerta que família tem palavra final na doação de órgãos

Jamil Maciel

Vigilância em Saúde do Amazonas monitora surto de bactéria resistente em pacientes de terapia intensiva

Redação Am

Pesquisadora da FMT-HVD ganha prêmio na categoria Mestrado da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Redação Am