Portal Uno Midias
Cotidiano

Policiais do Bope do RJ começam a usar câmeras corporais

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, a partir desta segunda-feira (8), os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão utilizar as câmeras corporais, quando acionados.

Na quarta-feira (3), a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras de uso corporal e outras 1.660 estão em fase de implantação. No total, 13 mil equipamentos foram contratados. Na ocasião, a PM não confirmou quando as câmeras iriam entrar em funcionamento. A medida atende a determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de dezembro de 2022.

Notícias relacionadas:

Organizações defendem manutenção das câmeras nas fardas da PM de SP.SP corta R$ 37 milhões do programa de câmeras corporais em policiais.Orla oceânica do Rio terá câmeras de reconhecimento facial até junho .A informação da Polícia Militar foi divulgada após a morte de três homens em uma ação do Bope no Complexo de Israel, na zona norte do Rio, na última semana. O laudo da necrópsia aponta que dois deles foram mortos com disparos de fuzil.

Além da instalação dos equipamentos, a decisão do Supremo determina que as imagens captadas sejam armazenadas e compartilhadas com o Ministério Público, a Defensoria Pública e vítimas de violência policial, quando solicitadas.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Acusações de tráfico são baseadas em ações sem mandado em residências

Hemorio faz nova etapa de análises em testes de doadores de órgãos

CNMP concede ao MPAM certificado de boa prática resolutiva a projeto de monitoramento da qualidade do ar