Portal Uno Midias
Plantão Policial

Polícia Militar reformula sistema de geoprocessamento para monitorar manchas criminais

Em Manaus, o monitoramento e acompanhamento das chamadas manchas criminais conta com a ajuda de ferramenta de geoprocessamento. No ano passado, o sistema foi reformulado pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), para tornar o trabalho mais efetivo na capital amazonense.

O programa ganhou nova roupagem, incluindo investimento na capacitação dos policiais, melhoria na tecnologia de informação e recursos materiais. De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ayrton Norte, o sistema reformulado através da tecnologia tem ajudado no aumento de apreensões e prisões no estado.

“Esse sistema tem nos ajudado muito. A Polícia Militar vem quebrando recordes de apreensão de armas, drogas e também na captura de foragidos da Justiça, trazendo tranquilidade para a nossa população”, ressaltou o comandante-geral.

Todas as ocorrências que chegam pelo aplicativo ou pelo Sistema Integrado de Segurança Pública são mapeadas. Com estas informações, é possível saber que determinados locais atraem mais problemas e ocorrências como as de furtos, roubos, lesões corporais, chamadas de violência doméstica e perturbação de sossego, por exemplo.

Com esses mapas, é possível analisar espaço e tempo, o que permite um emprego mais eficiente na execução de recursos. Com isso, quanto mais é possível melhorar o emprego, concentrando esforços em regiões com maior incidência de casos.

O comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária, capitão Tiago Abreu, explica que o novo sistema tem ajudado a tornar o trabalho ostensivo mais eficaz na área. Além do Centro, a 24ª Cicom é responsável pelo policiamento nos bairros Presidente Vargas e Aparecida.

“O policiamento tem sido empregado com uso dessas ferramentas, o que está nos permitindo empenhar o efetivo de serviço nos logradouros, praças e locais, nos dias e horários com maiores índices de ocorrências, inibindo assim, o cometimento de novos delitos”, destacou.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

PMAM detém homem por adulteração de sinal identificador de veículo, no bairro Jorge Teixeira

Redação Am

Receita Federal Apreende de Mais Meio Milhão de Reais em Produtos Irregulares

Redação

Em primeiro dia, operação “Hefesto” apreende cerca de uma tonelada de cobre suspeito de furto

Redação Am