Portal Uno Midias
Cotidiano

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

 A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”, na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Bannach, no Pará. O fechamento dos garimpos é resultado da operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios naquele território, deflagrada pela instituição na última sexta-feira (10).

Na ação, foram inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, quatro motores, três estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma moto. Também foi arrecadado um celular. Embora ninguém tenha sido preso na operação, a Polícia Federal identificou os responsáveis pelos crimes, que serão responsabilizados nos inquéritos a serem instaurados.

Notícias relacionadas:

Oito mil famílias indígenas são afetados pelas chuvas no RS.Quase 70% dos residentes em terras indígenas tem menos de 30 anos.Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal.A TI Kayapó faz parte da lista de terras indígenas que sofrerão desintrusão, isto é, retirada de intrusos, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é uma das terras indígenas mais devastadas do país pela ação indiscriminada dos garimpeiros.

A Polícia Federal vem, ao longo dos últimos anos, combatendo os crimes nessa área indígena, mas os infratores insistem na prática delituosa. A ação de sexta-feira (10) marcou o início de uma série de operações que serão realizadas este ano pela Polícia Federal e que antecederão a desintrusão prevista pelo STF.

Polícia Federal fecha garimpos clandestinos na Terra Indígena Kayapó, no Pará Foto: Policía Federal/Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo marca leilão de compra de arroz importado para 6 de junho

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços