Portal Uno Midias
Plantão Policial

Polícia Civil do Amazonas reforça importância do Dia da Conscientização da Não Violência Contra a Pessoa Idosa

Com o objetivo de diminuir os números de violência contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), reforça a importância do Dia da Conscientização da Não Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente no dia 15 de junho.

De acordo com o artigo 19 do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, essa violência pode se caracterizar como física, psicológica, financeira, negligência, abandono, entre outras. Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), somente nos meses de janeiro a abril deste ano, foram registrados 2.929 casos de violência contra esse público no estado.

A titular da DECCI, delegada Andréa Nascimento, ressalta que esta data foi instituída pela ONU com o objetivo de promover ações de prevenção aos diversos tipos de violência contra a pessoa idosa.

“A DECCI, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Estado do Amazonas (Sejusc), e demais órgãos responsáveis, vem realizando, durante todo o mês de junho, ações que têm por finalidade sensibilizar e conscientizar a população, para que, por meio do conhecimento, saiba identificar casos de violência contra as pessoas idosas e efetuar a denúncia”, esclarece a autoridade policial.

Ainda conforme a autoridade policial, a família e a sociedade colaboram para a cultura errônea de que a pessoa idosa é socialmente descartável, e, a partir disso, surgem os diversos tipos de violência contra esse grupo, entre elas o preconceito e a discriminação.

“É muito importante que eles se mantenham ativos, principalmente no mercado de trabalho, pois melhoram a qualidade de vida e saúde mental, evitando, com isso, doenças causadas pelo sedentarismo. Apesar de serem discriminados pela idade, eles podem nos passar sabedoria de uma vida toda e os mais jovens devem buscar conhecer e aprender com eles”, enfatizou Nascimento.

Denúncias – Andréa pede às pessoas que presenciarem qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa que denunciem por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou na unidade policial mais próxima, ou ainda pelo site da Polícia Civil: www.delegaciainterativa.am.gov.br.

O registro também pode ser feito diretamente na Especializada, localizada na rua do Comércio, s/n°, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.


FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Operação conjunta ‘Cavalo de Aço’ fiscaliza mais de 400 motocicletas na zona Leste

Redação

Polícia Militar detém homem por importunação sexual em ônibus coletivo na zona norte

Redação Am

PMAM prende nove pessoas e apreende um adolescente em ações de patrulhamento no estado L

Redação Am