Portal Uno Midias
Amazonas Saude

Perda da audição está afetando cada vez mais pessoas, saiba se você é uma delas

Foto: Divulgação

Médico especialista explica quais os principais sintomas de quem está ficando surdo

A perda gradual da audição é algo comum na rotina da população brasileira e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada dez pessoas podem ser afetadas com essa perda até 2050. No entanto, para a maioria desses casos, existem tratamentos bem eficazes.

O assunto ganha relevância e importância, por meio do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado sempre no dia 10 de novembro. A surdez pode ser definida como a diminuição da capacidade de ouvir sons em níveis normais, ou seja, na altura em que as outras pessoas ouvem normalmente. Ela pode ser leve, moderada, severa e profunda, mas qualquer pessoa que precise constantemente de volumes mais altos pode ter algum grau de surdez.

De acordo com o otorrinolaringologista do Sistema Hapvida, Carlos Diego Fernandes, os sintomas iniciais precisam ser levados a sério. “As perdas auditivas tem uma sintomatologia bem comum! A dificuldade de ouvir relatada pelo paciente ou por familiares é o sintoma mais característico, mas também pode ocorrer de aumento do volume de aparelhos domésticos como TVs e rádios, dificuldade em ouvir ligações, zumbido e, por vezes, isolamento”.

O médico ainda destaca quais os principais cuidados que devemos ter com os ouvidos, e quando procurar ajuda médica. “O ouvido é um órgão bastante sensível às variações de intensidade do som. É extremamente prudente que a exposição a ruídos de alta intensidade seja pelo menor tempo possível e sempre com proteção. Com o uso excessivo, principalmente por jovens, de fones de ouvido o aparecimento de danos audiológicos vem ocorrendo em faixas etárias cada vez menores. Ao primeiro sinal de dificuldade auditiva, dores, zumbido ou mesmo não havendo sintomas, mas existindo um fator de causa, como trabalhar em ambiente ruidoso, a ajuda do otorrinolaringologista deve ser imediata para prevenir danos maiores ao longo prazo”, destaca.

Para evitar que a surdez se agrave, devemos ficar atentos a alguns sintomas físicos, como zumbidos, chiados, estalos ou apitos no ouvido; ou a sensação de ouvido tampado.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Fonte: Hap Vida

Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Seap realiza ação de emissão de RG para internos do CDPM 1

Redação Am

Amazonas foi estado que mais evoluiu na oferta de serviços digitais no último ano, aponta estudo da Abep-TIC

Redação Am

Vacinômetro Amazonas já aplicou 5.232.107 doses de vacina contra Covid-19 até esta quarta-feira (15/12)

Redação Am